Entre mortos e feridos, motivos para ser otimista
PublishNews, Roberta Campassi, 11/05/2012
Um deles é que haverá mais grandes compradores de livros numa população que envelhece

As notícias sobre vendas de livros nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Itália são de queda acentuada: alguns desses mercados encolheram até 12% no último ano, devido a uma combinação de enfraquecimento econômico, falta de confiança dos consumidores, o forte crescimento dos e-books (que, apesar do vigor, ainda não compensam a redução das vendas de exemplares físicos) e, nos Estados Unidos, ainda o efeito da falecida Borders. Mas, para além de mortos e feridos, mercados emergentes dão sinal de pleno desenvolvimento. Tudo isso motiva cinco razões para ser pessimista, mas outras seis para ser otimista, segundo Jonathan Nowell, presidente da Nielsen Book, durante palestra no Congresso CBL do Livro Digital, ontem. Confira a lista (editada) de Nowell:

Por que mercado vai continuar em declínio?

1- Consumidores estão desconfiados e pagando suas dívidas [nos países em crise]

2- Não se sabe quando haverá o próximo fenômeno editorial

3- Há cada vez menos espaço para expor uma quantidade cada vez maior de livros produzidos

4- A leitura sofre a concorrência de muitas outras atividades, ninguém tem tempo para ler

5- O e-book vai canibalizar o mercado e reduzir o bolo de todo mundo

Por que há motivos para ser otimista?

1- A confiança do consumidor vai voltar, e livros têm um ótimo custo-benefício. O mercado voltará a crescer

2- Haverá mais grandes compradores de livros numa população que envelhece. As gerações que só valorizavam a juventude estão ficando velhas e os chamados “baby boomers”, leitores assíduos, finalmente terão tempo para ler! [Ponto apropriadamente ilustrado durante a apresentação por fotos de Mick Jagger no auge da juventude e hoje]

3- A tecnologia abre muito mais mercados para as vendas – enquanto 600 milhões de pessoas têm o inglês como sua língua materna, outros 2 bilhões o têm como sua segunda língua

4- Não se sabe quando haverá e quem será o próximo fenômenos editorial – mas haverá um

5- E-books: “dão visibilidade e insights”, segundo Nowell. “Com e-books, podemos saber que alguém parou de ler meu livro na página 74. Seu maior valor é dar esses insights sobre o comportamento dos leitores.”

6- É preciso manejar muito bem metadados e aproveitar as vantagens que podem trazer

[11/05/2012 00:00:00]