Mercado britânico encolhe 2%
PublishNews, Roberta Campassi, 03/05/2012
Segundo a associação de editores, crescimento do digital quase compensou queda nas vendas físicas

A receita total do mercado britânico de livros caiu 2% no ano passado, para 3,2 bilhões de libras, o que parece ser o resultado de uma combinação entre a queda na venda de exemplares impressos e a redução de preços (o livro no Reino Unido ficou em média 1,3% mais barato em 2011). Os números fazem parte do anuário da Publishers Association (PA), associação de editores britânicos, que divulgou em seu site os principais dados coletados, não a pesquisa na íntegra.

“A história do ano é a queda nas vendas físicas quase sendo compensado por um forte desempenho no digital”, sintetizou Richard Mollet, principal executivo da PA. As vendas de produtos digitais como um todo cresceram 54% e agora representam 8% do mercado total, em comparação com 5% em 2010.

A venda de e-books de interesse geral cresceu nada menos que 366% no ano passado e agora representa, em receita, 6% desse segmento. Já na área de livros profissionais e acadêmicos, as publicações digitais geraram 13% das vendas em 2011.

Outro fato que chamou atenção é que 41% da receita das editoras pesquisadas vieram de exportação. E adivinha qual foi um dos países que mais importou esses livros? O Brasil. O país, junto com o leste e sul da Ásia e com a América Central e América do Sul, mostrou o crescimento mais forte.

[03/05/2012 00:00:00]