Depois de 244 anos, Enciclopédia Britânica deixará de publicar seus 32 volumes em papel
Era uma morte anunciada, mas não deixa de provocar algum espanto. Depois de 244 anos de publicação ininterrupta em papel, a Enciclopédia Britânica informou que não mais terá uma versão impressa dos seus 32 volumes. Quando a última tiragem física da publicação acabar (ela ainda está à venda), restarão apenas as suas versões digitais.
“O fim dos volumes impressos é algo que prevíamos há algum tempo”, afirmou Jorge Cauz, presidente da Enciclopédia Britânica, em comunicado divulgado pela empresa. “É o passo mais recente de nossa evolução, da editora de publicações impressas que éramos para a criadora de produtos educacionais digitais que somos hoje.”
De acordo com uma
matéria da The Bookseller, que cita um porta-voz não identificado da companhia, a venda de volumes impressos da Enciclopédia caiu drasticamente nos últimos cinco anos e hoje representa menos de 10% do lucro operacional. Segundo essa fonte, em 2010 foram comercializados apenas oito mil exemplares impressos da publicação, contra 120 mil que eram vendidos em 1990.
Ao anunciar o fim dos volumes em papel, a empresa ressaltou que oferece diversas versões eletrônicas da enciclopédia, que são “continuamente atualizadas” e têm “conteúdo significativamente maior” do que o formato impresso. Recentemente, foram lançados aplicativos da publicação para aparelhos da Apple.
A Enciclopédia Britânica, cuja sede fica em Chicago, nos Estados Unidos, foi publicada pela primeira vez na Escócia em 1768.
[14/03/2012 00:00:00]
Leia também
Clientes da plataforma poderão comprar e doar exemplares a partir de listas de desejos criadas por bibliotecas públicas e privadas do país
Curadora das últimas duas edições da Flip, profissional atuou em variados segmentos do mercado editorial nos últimos 20 anos
É preciso ter superior completo e experiência prévia na operação e gestão de marketplaces
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.