No caso das Livrarias Curitiba, a previsão é inaugurar no primeiro semestre deste ano uma nova unidade em Florianópolis, segundo Marcos Pedri, diretor comercial da companhia. Atualmente, a rede opera 20 lojas nos estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Pedri afirma que o foco do grupo para 2012 é a expansão da venda on-line de livros. Para isso, a rede já investiu R$ 300 mil na modernização do site.
Segundo o executivo, a Livrarias Curitiba cresceu 12% em 2011 em relação ao ano anterior. Foram vendidos 2,4 milhões de livros no varejo e 2,6 milhões no atacado. Para este ano, o objetivo é ampliar as vendas em 15%.
A Nobel também possui projeto de expansão em 2012, mas não revela números sobre a abertura de novas lojas. Segundo o diretor Sérgio Milano Benclowicz, a meta é vender também 15% mais que em 2011, quando a rede comercializou cerca de 1,5 milhão de livros. A empresa, que opera com o sistema de franquias, possui ao todo 220 unidades, no Brasil, Portugal, Espanha, Angola e Colômbia, sendo que o maior número está presente em território nacional – 190 lojas. “Vamos procurar mais investidores e possíveis parceiros nos locais onde não estamos presentes”, afirma Milano.
O diretor explica o porquê da preferência do consumidor pelas lojas físicas: “Sabemos, através de pesquisas, que o consumidor procura a livraria, primeiramente, como lazer. Cerca de 70% dos clientes não sabem o que comprar ou se irão comprar quando entram na livraria. Investimos em exclusividade, através da qualidade de nossos produtos, ambientes acolhedores e bom atendimento para atrair clientes e futuros compradores.”
A livraria Laselva também pretende aumentar a venda de livros on-line. Ela iniciou um projeto de expansão em 2008, com a sua marca em livrarias, cafeterias e lojas de conveniência. Atualmente, possui 80 lojas no Brasil. O foco, agora, é a loja virtual, reformulada em outubro do ano passado, de acordo com o diretor comercial e de operações da livraria, Marco Aurélio Moschella. Além dos livros, também disponibiliza para a compra on-line eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de informática, brinquedos, DVDs, telefonia, entre outros.
A Livraria da Vila, em São Paulo, também prevê expansão, virtual e física. Segundo Samuel Seibel, proprietário da rede, existem seis unidades em São Paulo. A sétima loja abre em abril deste ano, no shopping JK Iguatemi.
Seibel conta ainda que também em 2012 será lançado o e-commerce da livraria, com a venda de conteúdo digital. Ele informou que o projeto está na fase final, mas ainda sem data certa para ser iniciado.A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.