No caso das Livrarias Curitiba, a previsão é inaugurar no primeiro semestre deste ano uma nova unidade em Florianópolis, segundo Marcos Pedri, diretor comercial da companhia. Atualmente, a rede opera 20 lojas nos estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Pedri afirma que o foco do grupo para 2012 é a expansão da venda on-line de livros. Para isso, a rede já investiu R$ 300 mil na modernização do site.
Segundo o executivo, a Livrarias Curitiba cresceu 12% em 2011 em relação ao ano anterior. Foram vendidos 2,4 milhões de livros no varejo e 2,6 milhões no atacado. Para este ano, o objetivo é ampliar as vendas em 15%.
A Nobel também possui projeto de expansão em 2012, mas não revela números sobre a abertura de novas lojas. Segundo o diretor Sérgio Milano Benclowicz, a meta é vender também 15% mais que em 2011, quando a rede comercializou cerca de 1,5 milhão de livros. A empresa, que opera com o sistema de franquias, possui ao todo 220 unidades, no Brasil, Portugal, Espanha, Angola e Colômbia, sendo que o maior número está presente em território nacional – 190 lojas. “Vamos procurar mais investidores e possíveis parceiros nos locais onde não estamos presentes”, afirma Milano.
O diretor explica o porquê da preferência do consumidor pelas lojas físicas: “Sabemos, através de pesquisas, que o consumidor procura a livraria, primeiramente, como lazer. Cerca de 70% dos clientes não sabem o que comprar ou se irão comprar quando entram na livraria. Investimos em exclusividade, através da qualidade de nossos produtos, ambientes acolhedores e bom atendimento para atrair clientes e futuros compradores.”
A livraria Laselva também pretende aumentar a venda de livros on-line. Ela iniciou um projeto de expansão em 2008, com a sua marca em livrarias, cafeterias e lojas de conveniência. Atualmente, possui 80 lojas no Brasil. O foco, agora, é a loja virtual, reformulada em outubro do ano passado, de acordo com o diretor comercial e de operações da livraria, Marco Aurélio Moschella. Além dos livros, também disponibiliza para a compra on-line eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de informática, brinquedos, DVDs, telefonia, entre outros.
A Livraria da Vila, em São Paulo, também prevê expansão, virtual e física. Segundo Samuel Seibel, proprietário da rede, existem seis unidades em São Paulo. A sétima loja abre em abril deste ano, no shopping JK Iguatemi.
Seibel conta ainda que também em 2012 será lançado o e-commerce da livraria, com a venda de conteúdo digital. Ele informou que o projeto está na fase final, mas ainda sem data certa para ser iniciado.Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.


