Imprensa Oficial planeja livros mais baratos
PublishNews, Roberta Campassi, 19/01/2012
Editora montará conselho para escolher projetos e linhas de publicação

A editora Imprensa Oficial, do governo do Estado de São Paulo, deve compor até o Carnaval um conselho de cinco a sete membros que vai selecionar projetos e definir as linhas de publicação de livros da casa, segundo Carlos Roberto de Abreu Sodré, gerente editorial. Ele assumiu o cargo no começo de 2011, quando Marcos Monteiro, ex-secretário de gestão pública do Estado, assumiu a presidência da Imprensa Oficial no lugar de Hubert Alquéres, que havia ficado oito anos no posto. Um dos objetivos da atual gestão, de acordo com Sodré, é ter critérios mais definidos para embasar a escolha dos livros que serão lançados. “Poderá haver uma redução no número de publicações, ainda não sabemos de quanto”, diz. "A ideia que será discutida no conselho é buscar projetos de interesse público maior." Outro plano é viabilizar mais obras baratas, sem deixar necessariamente de lado os livros de preços altos que a Imprensa Oficial tradicionalmente publica. Um exemplo citado por Sodré é a série Essencial, lançada em novembro, que abarca 38 títulos em formato de bolso, cada um ao preço de R$ 10 – um kit com 15 livros da coleção sai por R$ 100. As obras trazem informações básicas sobre escritores que fizeram parte da Academia Brasileira de Letras (ABL) e são fruto de um convênio com a entidade. Este ano também deverá ser definido, pela primeira vez, segundo Sodré, um orçamento específico para a publicação de livros.

[19/01/2012 01:00:00]