Publicidade
Vendas de contos digitais surpreendem Editora 34
PublishNews, Roberta Campassi, 16/01/2012
E-books da ‘Nova antologia do conto russo’ vendem um quinto da versão impressa da obra
No fim de novembro, a Editora 34 colocou à venda na Livraria Cultura 20 contos da obra Nova antologia do conto russo que, em versão digital, podem ser comprados todos juntos, por R$ 24,90, e também separadamente, por preços que variam entre 0,99 a 2,99 por unidade. Mais um conto é oferecido gratuitamente.

Passados quase dois meses, a editora comemora os bons resultados dessa iniciativa. Segundo a 34, a venda dos e-books da Nova antologia equivale, em número de cópias, a 22% das vendas do livro em versão impressa – esta reúne 40 histórias e custa R$ 74,90. É um percentual bem mais alto do que a média de 0,5% que as editoras costumam atribuir à venda de livros digitais em relação às cópias físicas. O número de vendas digitais inclui apenas a obra com 20 textos, e não os contos avulsos.

Sergio Molina, editor assistente da 34, conta que a edição da Nova antologia do conto russo em formato eletrônico foi pensada muito mais como uma ação promocional da versão impressa do que como um produto em si. “A resposta dos leitores, porém, foi surpreendente: as vendas superaram as expectativas, atingindo mais de um quinto das do livro físico — que está entre os mais vendidos da editora. É um dado que não poderá ser menosprezado.”

Segundo ele, a casa planeja a edição de e-books com cautela, especialmente porque ela ainda enfrenta “diversas incertezas, sobretudo no plano jurídico e comercial”. “Também do ponto de vista técnico, o formato ePub ainda apresenta muitas limitações, e deve ser melhorado com o esperado lançamento da versão 3”, afirma.
[16/01/2012 01:00:00]
Leia também
Nova Diretoria Executiva será composta por Flávia Bravin, como 1ª vice-presidente, e Diogo R. Benke, como 2º vice-presidente
Estudo é resultado da avaliação para o ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial, realizado por Great Place To Work e PublishNews
Profissional trabalhou por 21 anos na distribuidora Loyola, e depois foi atuar na Buzz Editora, onde ficou por sete anos, como representante de vendas