A Almedina, editora portuguesa de livros acadêmicos e jurídicos, fechou aqui no Brasil uma parceria com o Insper (o antigo Ibmec de São Paulo) para publicar as melhores dissertações de alunos da pós-graduação em Direito da renomada escola de negócios, e mais obras de professores da instituição. Dentro da série, serão lançados entre quatro e seis títulos por semestre, afirma Ricardo Correia, diretor da Almedina no país. “A expectativa em relação à parceria é grande”, diz o executivo. “Todas as obras têm um viés muito prático e abordagens originais, para agradar tanto os profissionais quanto os acadêmicos.”
As seis primeiras teses transformadas em livros jurídicos serão lançadas hoje, no Insper (Rua Quatá, 300 – São Paulo/ SP), com mesa-redonda com os autores, que apresentarão os temas abordados nas obras. O debate começa às 19h, seguido de sessão de autógrafos. Entre os títulos estão Transparência dos bancos, de Ricardo Binnie, Transações entre partes relacionadas e abuso de poder de controle, de Anthonny Dias dos Santos, e O valor justo em incorporação de sociedades controladas, de Lucila Prazeres da Silva.
O objetivo da coleção é lançar, todo semestre, obras nas áreas de direito societário, tributário, direito dos contratos e do mercado financeiro e de capitais. Para entrar na coleção, as teses que obtiveram as maiores notas no Insper passam pelo filtro da escola e depois pelo crivo editorial da Almedina.
“Está nos nossos planos aumentar o número de lançamentos nacionais, mas sem perder a qualidade”, afirma Correia. A editora já vem adaptando alguns livros editados em Portugal para publicação no Brasil e, no sentido contrário, começa a exportar, este mês, livros brasileiros para território lusitano. O primeiro a fazer a travessia será o recém-lançado O mundo fora de prumo – Transformação social e teoria política em Shakespeare (224 pp., R$ 39,00), de José Garcez Ghirardi.
O grupo Almedina, que detém o selo de mesmo nome e as marcas Edições 70, Actual e Minotauro, vem lançando cerca de quatro novos títulos por mês no Brasil.

