Música para os olhos
PublishNews, Roberta Campassi e Luciana Melo, 25/11/2011
Grandes livros ilustrados, biografias e guias sobre bandas e músicos chegam em peso às lojas

Uma avalanche de lançamentos sobre bandas e ícones musicais está invadindo as livrarias e dando peso a um segmento que se destaca no Brasil desde que Eu sou Ozzy, do famoso comedor de morcegos e roqueiro Ozzy Osbourne, figurou na lista de mais vendidos em 2010 – agora ele repete o feito com Confie em mim – eu sou o Dr. Ozzy. Os novos títulos vão de Bob Dylan a Britney Spears, com direito a uma “palinha” do Rei Roberto Carlos. Selecionamos os mais fresquinhos para você conferir.

A editora Aleph começa a publicar a série Rough Guides de ícones do rock, num projeto de co-edição com o selo da Penguin. Os títulos de estreia são O guia do Bob Dylan e O guia do Led Zeppelin , que trazem músicas, imagens, textos e curiosidades – ano que vem, sai o do Pink Floyd.

Por falar em Led Zeppelin, a Agir lança um grande livro ilustrado sobre a banda que até hoje faz a cabeça de multidões. Whole Lotta Led Zeppelin – que título poderia ser melhor? – traz fotos raras, depoimentos de músicos e textos jornalísticos abordando a história completa da banda que teve início em 1968.

E, já que estamos de volta aos anos 1960, por que não falar de Rolling Stones. A banda completa 50 anos em 2012 e contraria o olho-gordo de muita gente que, no último meio século, apostou na sua dissolução. O livro mais novo sobre os incansáveis Mick, Keith, Ron e Charlie é da Escrituras: em grande formato, 276 páginas, cheio de fotos e textos.

Outro destaque fica para Queen – História ilustrada da maior banda de rock de todos os tempos, lançamento da Globo neste ano em que se completam duas décadas da morte de Freddie Mercury. Para matar a saudades.

E, se alguém acha que falta Beatles nessa galeria, pode se contentar com uma longa biografia de Sir Paul McCartney, que promete revelar a vida íntima do músico. FAB — A intimidade de Paul McCartney é resultado de dois anos de trabalho do jornalista Howard Sounes e sai no Brasil pela Record.

Além desses lançamentos escritos por autores estrangeiros, também há novidades de autores nacionais.

A Prumo lançou recentemente uma antologia que reúne textos de vários escritores sobre o bom e velho rock’n’roll. Rock book – contos da era da guitarra tem no “setlist” autores como Fernando Bonassi, Andréa del Fuego e Mário Bortolotto, entre vários outros.

Também há uma novidade “quente” sobre Roberto Carlos. Ainda não é a biografia que os fãs tanto almejam, mas, pelo menos, esse lançamento o Rei não deve tentar tirar de circulação. Um show em Jerusalém – o Rei na Terra Santa fala da apresentação de Roberto Carlos em Israel e é a grande aposta nova da editora Globo para o Natal. É assinado por Léa Penteado, jornalista que trabalha com o empresário do cantor.

E, por fim, chega às livrarias um livro sobre Britney Spears, a moça que dança, rebola e se acaba no playback. Britney Spears: Menina perdida chega pela Prumo para os fãs que ainda não se recuperaram dos shows recentes que a cantora fez no Brasil.
[25/11/2011 01:00:00]