A difícil tarefa de contar e vender uma boa história
PublishNews, Roberta Campassi, 13/10/2011
Storytelling é tema de seminário na Feira de Frankfurt

Pelo segundo ano, a Feira de Frankfurt realiza um evento de cinco dias totalmente dedicado à questão: como contar histórias e como vendê-las? Em um momento em que as diferentes mídias estão convivendo cada vez mais de perto, a boa história continua sendo necessária, mas está complexo apresentá-la ao público. No primeiro painel do Frankfurt StoryDrive, na manhã desta quarta- feira, dia 12, a discussão foi sobre como as histórias serão contadas no futuro, mas os palestrantes acabaram falando mesmo sobre como as coisas estão funcionando agora.

Benjamin Munz, produtor da Rat Pac, empresa alemã, observa que a grande questão em qualquer plataforma usada para contar uma história é entreter. E a internet tornou possível descobrir o que as pessoas realmente querem, diferentemente de quando os produtores precisavam tentar adivinhar isso e depois convencer a audiência a consumir o conteúdo. "Todo mundo fala que conteúdo é o que interessa. Eu não acho: o que interessa é o jeito de contar."

Alexander Fernandez, CEO da empresa holandesa de games Streamline Studios, enxerga que as pessoas querem se engajar com as histórias e realmente participar do seu desenvolvimento. O desafio da indústria de games, segundo ele, não é apenas criar um jogo com uma boa história, mas também decidir como ela vai se desenrolar em outras plataformas, incluindo o celular, as redes sociais e o cinema. "A ideia é integrar as plataformas de uma maneira que as pessoas possam de fato participar da história. O filme blockbuster, depois, é só a última etapa do processo."

Para Christian Solomon, CEO da americana Film Domain, não é o autor da história que precisa saber criar para várias plataformas. "O papel do contador de histórias é contar histórias. O papel de decidir em quais plataformas ela será entregue e como chamará a atenção do público é dos produtores do conteúdo", afirmou.

Uma das duas maiores barreiras no processo de criar histórias para multi plataformas é integrar criadores, produtores e os profissionais técnicos no mesmo processo. A outra é encontrar maneiras de obter receita. "Gastamos um tempo danado pensando em como criar histórias em cada plataforma e depois em como financiar cada uma delas" disse Fernandez.
[13/10/2011 00:00:00]