Uso hoje como ilustração desta coluna o desktop do meu Ipad. Meu novo romance com essas coisas que não possuem cérebro nem corrente sanguínea. Embora adore a convivência humana e ache que a graça da nossa vida é conviver e conhecer esses estranhos seres bípedes, estou realmente apaixonada pelo meu Ipad 2.
Começo falando disso porque, analisando os dados da Gato Sabido, verificamos que 40% de nossos clientes compram livros por meio de um tablet. Parece mentira, mas contra essas análises de meus amigos andróides, não há controvérsias... E isso reflete exatamente o que venho vivendo.
Há algumas colunas cheguei até a comentar que o e-reader era meu preferido para leituras longas. Pois é, mudei meu hábito. Do nada me peguei lendo no Ipad. E o pior, gostando! Comecei a comprar minhas revistas da Abril na Appstore, e olha que são muito melhores que as impressas. Não estou mais assinando as revistas impressas, quero assinaturas digitais, afinal, não quero continuar empilhando revistas em casa, revistas estas que, mais cedo ou mais tarde, serão jogadas no lixo. Cheguei ao cúmulo de trocar as minhas revistas preferidas por outras similares, pois algumas delas não estão ainda disponíveis neste formato. Minha primeira revista assinada no Ipad foi a Vegetarianos, que não tem um aplicativo tão rico quanto os da Abril, mas já me atende perfeitamente. Imagina estar sempre a um clique de todas as suas revistas... Sem falar em livros... ahhhh meus livros...
O iPad tem me acompanhado por todos os lugares. Com um adaptador fiz minha primeira apresentação em datashow no congresso da ANL, estou escrevendo esta coluna, anoto minhas reuniões, leio quando estou no taxi ou na sala de espera de algum lugar, faço calls via skype, vejo meus e-mails e respondo, trabalho de verdade e mergulho num mundo sem fim de leituras. Tenho lido três vezes mais do que há um ano.
O mercado mudando e eu refletindo isso no meu dia a dia... Óbvio!
Vocês sabiam que as universidades estão adotando o sistema de e-books para ementas inteiras? E que o aplicativo que o aluno usa para ler o material didático também serve para ler e-books? E que isso será um pulo para um maior consumo de livros em geral e que este caminho não tem volta?
A parte ruim é quando tento comprar um livro digital via tablet e não o acho em língua portuguesa brasileira e sou obrigada a comprar a obra em Inglês na Amazon... Isso me dói!
camila.cabete@gmail.com vulgo @camilacabete também conhecida como @ensaiosdigitais pela queridíssima @publishnews
* Quando falo em Ipad, por favor, entenda Tablet, só cito a marca do meu, por conveniência e nenhum compromisso jornalístico ou de merchandising.
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.