Publicidade
Saraiva lança coleção de bolso
PublishNews, Redação, 08/09/2011
E tem a Nova Fronteira como a principal parceira

Com o apoio do catálogo da Nova Fronteira, mas podendo integrar livros de outras editoras, a Livraria Saraiva lança nesta Bienal do Livro do Rio sua coleção de livros clássicos e contemporâneos de bolso. Para Marcílio Pousada, diretor-presidente da Livraria Saraiva, “a Saraiva de Bolso vai ao encontro de uma ideia antiga de proporcionar aos nossos clientes a possibilidade de aquisição de obras clássicas a um preço acessível, tanto no meio físico como no digital. O acervo disponibilizado pela Nova Fronteira é um verdadeiro presente para todos os nossos clientes e o modelo de negócio vai permitir que outras editoras possam fazer parte desse projeto no futuro”.

Jorge Carneiro, presidente das Empresas Ediouro Publicações lembra que recentemente as Empresas Ediouro reafirmaram a força da marca Nova Fronteira reunindo, sob este selo, o conjunto das obras e dos autores editados em mais de 70 anos dedicados ao livro. “No entanto, um livro só cumpre seu papel se encontra o seu leitor, e é a feliz repetição deste encontro no tempo que constrói a carreira das grandes obras clássicas. Tal percurso só é possível com o trabalho de parceiros com essa visão estratégica de mercado: o compromisso de formar e renovar leitores, apresentando produtos com qualidade e preço adequados. A Livraria Saraiva ocupa esse lugar de destaque no nosso cenário e nos honra com a parceria que resulta na belíssima coleção Saraiva de Bolso”, comentou.

Com apuro editorial e gráfico, textos integrais, qualidade nas traduções e uma seleção ampla de títulos, a Coleção Saraiva de Bolso reúne obras dos principais escritores brasileiros e estrangeiros nas áreas de ficção, poesia, teatro, ciências humanas, literatura infantojuvenil, entre outros, que vão custar entre R$ 9,90 e R$ 22,90.

O primeiro lote traz 40 títulos de autores como Machado de Assis, William Shakespeare, Agatha Christie, Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues, Friedrich Nietzsche e Jane Austen. Já no time de tradutores há nomes como Clarice Lispector, Carlos Alberto Nunes e Ivo Barroso. Além disso, várias obras contam com prefácios ou introduções de ensaístas como Otto Maria Carpeaux e Lygia Fagundes Telles. A cara da Saraiva de Bolso é dada por Cássio Loredano.

O que vem por aí e editoras parceiras

A coleção chega com 40 títulos e, a partir de outubro, saem 15 títulos por mês. Livros como A metamorfose e O processo, de Franz Kafka, e um clássico de um dos maiores historiadores vivos, Eric Hobsbawm, Nações e nacionalismo - desde 1780, já estão no forno.

Além dos títulos da Nova Fronteira, a coleção é contemplada, já em seu primeiro lote, por dois títulos que são frutos de outras parcerias. A Almedina contribui com a tradução de O anticristo, de Friedrich Nietzsche; e a Paz e Terra, com O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.

Acessibilidade e meio ambiente

Atributo essencial da coleção, a acessibilidade não se justifica apenas pelas características físicas do livro de bolso, essa antiga invenção, mas também pelo fato de que 90% do catálogo está disponível simultaneamente no formato digital e com preços 30% mais baratos que a edição em papel. Outra preocupação do projeto foi idealizar um produto ambientalmente responsável. Por isso, foi firmado acordo com a International Paper, empresa que fornece o papel certificado Chambril Avena, papel que proporciona maior conforto visual durante a leitura.

Linha de produtos e Clube do Livro

A Coleção Saraiva de Bolso nasceu como um projeto expansível a diversos formatos e plataformas. Além do conteúdo digital, já no seu início traz uma linha exclusiva de produtos com a mesma identidade visual dos livros: são vários modelos de cadernetas e ecobags também ilustrados por Cássio Loredano. Por fim, outra novidade: em breve os títulos da coleção serão tema do Clube do Livro Saraiva nas lojas.

[08/09/2011 00:00:00]
Leia também
Cuidar da gestão do processo de produção editorial de obras nacionais e internacionais e realizar a análise de originais estão entre as atribuições do cargo
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros didáticos do ensino infantil e fundamental.
Números da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro apontam aumento nominal de 4,5% no faturamento das casas especializadas