Publicidade
Lançamentos da Papirus procuram formas de inovar a educação
PublishNews, Redação, 08/07/2011
Os livros que fazem parte da coleção “Magistério: Formação e trabalho pedagógico” e analisam sistemas de avaliação e relações existentes no ensino superior

A Papirus está lançando dois títulos da coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico, que buscam discutir formas de inovar o ensino que conhecemos hoje.

O primeiro é Avaliação formativa: práticas inovadora (Papirus, 192 pp., R$ 46,50), coletânea de textos organizada por Benigna Maria de Freitas Villas Boas, em que são apresentadas algumas práticas de avaliação formativa, como revisão por pares, o processo comunicacional da avaliação, o diálogo com crianças e os procedimentos que desconstroem a ênfase em notas. Ao contrário das tradicionais práticas somativas, as formativas fazem uma avaliação para a aprendizagem e não da aprendizagem.

O segundo título, Nove aulas inovadoras na universidade (Papirus, 224 pp., R$ 48,50), de Edileuza Fernandes da Silva, é o resultado de um estudo sobre organização, desenvolvimento e avaliação em nove disciplinas de diferentes cursos da educação superior. Durante esse tempo, a autora percebeu inovações que se pautam nos princípios de afetividade, autonomia, participação e contextualização, igualdade, diversidade e ética, entre outros. Todos esses aspectos são examinados nas relações existentes dentro do ensino superior como entre professor e aluno, avaliação e seu objetivo, ensino e aprendizagem, e teoria e prática. A autora ainda discute ainda os desafios a serem vencidos para a constituição de processos inovadores na aula e os caminhos possíveis na construção da pedagogia universitária.
[08/07/2011 00:00:00]
Leia também
Autora brasileira entrega um romance juvenil sobre a arte de se reconstruir quando tudo parece desabar
'O castelo de vidro' apresenta uma trama no Paris pós Segunda Guerra
Os anfitriões, ambos imigrantes russos de meia idade, são um escritor com o prestígio em declínio e sua esposa psiquiatra