Publicidade
Bibliotecários prestam sua homenagem
PublishNews, Redação, 07/06/2011
Prêmio Laura Russo foi entregue na sexta-feira

O X Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo foi entregue na sexta-feira, dia 3 de junho, no Masp, pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, a bibliotecários, profissionais ligados à Educação, políticos e instituições que contribuíram para a valorização da profissão. Criado em 1998, o prêmio homenageou este ano ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação), Carlos Augusto Calil, Cristovam Buarque, FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições), FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e outros.

ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação)

Desde sua fundação, em 2001, a ABECIN tem colaborado para o aperfeiçoamento do ensino em Ciência da Informação, assim como facilitado o intercâmbio entre educadores e bibliotecários.

Carlos Augusto Calil

Paulistano, Calil está desde 2005 à frente da Secretaria Municipal de Cultura, com conquistas importantes como a reestruturação do Sistema de Bibliotecas Públicas e a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade.

Cristovam Buarque (PDT-DF)

Relator da Lei 12.244 sobre a universalização da biblioteca escolar com respeito ao profissional bibliotecário, Cristovam Buarque tem focado sua atuação parlamentar em prol da qualidade da educação brasileira.

FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições)

Fundada em 1959, a FEBAB tem feito parcerias com instituições internacionais, ampliando a extensão de suas ações, e tornando-se o principal organismo nacional na área.

FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

O curso de Biblioteconomia da FESP tem sua trajetória entrelaçada com a história da Biblioteconomia paulista. Formou mais de 70% dos profissionais do Estado de São Paulo ao longo dos 71 anos de existência.

Galeno Amorim

Presidente da Fundação Biblioteca Nacional desde fevereiro de 2011, Galeno também foi responsável pelas políticas públicas do livro e leitura e pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), instituído pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação.

International Association of School Librarianship (IASL) ou Associação Internacional de Biblioteca Escolar

Criada em 1971, tem mantido e fomentado discussões internacionais para o fortalecimento e difusão da Biblioteconomia Escolar.

José Augusto Chaves Guimarães

Pesquisador do CNPq e integrante do Comitê Assessor para a área de Ciência da Informação, José Augusto destaca-se por sua trajetória acadêmica e contribuição na construção da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

José Castilho Marques Neto

Bacharel e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), José Castilho Marques Neto, 57 anos, foi Diretor Geral da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade (2002-2005), da qual iniciou a recuperação da infraestrutura física e institucional, processo que resultou em sua reabertura em 2011.

Lobbe Neto (PSDB/SP)

Autor da Lei 12.244 (universalização da biblioteca escolar), Lobbe Neto é presidente da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), instituição ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

Ignácio de Loyola Brandão

O jornalista e escritor consagrado tem levado aos recantos mais remotos do Brasil a sua arte e a sua presença inspiradora, as quais são fundamentais para o construção de um Brasil mais leitor.

Luís Francisco Carvalho Filho

O advogado paulistano, Luís Francisco foi diretor da Biblioteca Mário de Andrade (2005-2008), período em que se desenvolveu o projeto de reestruturação da Biblioteca.

Maria Christina Barbosa de Almeida

Diretora da Biblioteca Mário de Andrade desde 2009, Maria Christina realizou um excelente trabalho à frente deste patrimônio cultural brasileiro e ícone da intelectualidade paulista.

Maria Zenita Monteiro

Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, desde 2005, Maria Zenita tem realizado excelente trabalho com a reestruturação física e as conquistas importantes em cada unidade.
[07/06/2011 00:00:00]
Leia também
Autor britânico-ganense recebeu o prêmio - voltado para jovens escritores até 39 anos - pelo seu segundo romance, 'Small worlds'
Edição de estreia comemora o meio século da editora carioca e pretende premiar um romance inédito de autor autodeclarado negro; além de ter sua obra publicada, vencedor ganhará uma mentoria com o escritor e curador
As inscrições vão até a meia-noite do dia 30 de junho de 2024, no horário de Mato Grosso do Sul; três primeiros colocados, em cada categoria, receberão prêmios em dinheiro