Arte chega à vitrine da Cultura
PublishNews, Redação, 27/05/2011
Durante todo o ano, artistas se revezam na pintura da vitrine da Loja de Artes, do Conjunto Nacional

A loja de Artes da Livraria Cultura no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista – São Paulo/SP) vai se transformar em uma galeria de arte com artistas se revezando a cada 21 dias a partir deste sábado, dia 28 de maio. Trata-se do Live Painting Livraria Cultura. Para abrir o projeto, que tem curadoria de José Carlos Honório, artista plástico, escritor e responsável pelo acervo de livros de artes da Livraria Cultura e acontece no último sábado do mês, foi convidado o artista Rafael Lucena. A partir das 9h ele estará a postos para começar a pintar a vitrine da loja, que será a grande galeria. A pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos. O movimento conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros.

Programação

Rafael Lucena l Sábado, 28 de maio, às 9h

Essa pintura será realizada a partir de um tema atual do portfólio do artista. Ao trabalhar com materiais utilizados em murais grafitados nas ruas das cidades, com o acréscimo de colagens de trabalhos feitos em papel, Lucena criará uma exposição de arte integrada com intervenção urbana. Uma pequena tela de 50X70, instalada no meio da vitrine, será guardada como um registro da intervenção.

João Pirolla l Sábado, 25 de junho, às 9h

O artista desenvolverá o tema em torno de elementos urbanos e noturnos. Trapos de gala de um cotidiano boêmio, em calçadas banhadas por luminosos de bares, com crianças transfiguradas por paixões efêmeras e maquiagem barata, que esperam por uma carona do estranho mais gentil que acenar. De becos em becos, por um trago a mais e uma noite a menos.

Rafael Calixto l Sábado, 30 de julho, às 9h

Em sua vitrine, o artista desenhará 3 personagens interagindo com elementos que estão dentro da loja. O trabalho será desenvolvido apenas com latéx e caneta posca.

Camila Morita l Sábado, 27 de agosto, às 9h

A artista desenvolverá sua intervenção com base nas criações de suas telas, utilizando-se de uma personagem principal interagindo com um cenário bucólico (flores e árvores recortadas em vinil preto) e algumas imagens abstratas coloridas (caneta posca). Farão parte deste cenário alguns animais marinhos, como peixes e anêmonas.

Alexandre Soma l Sábado, 24 de setembro, às 9h

Futurista, fã de ficção científica e inspirado no livro "Neuromancer", na animação "Aeon Flux" e em pintores como Miró e Malevich, Alexandre Soma mistura sua sede pela tecnologia quântico-orgânica com traços do imaginário indígena brasileiro para criar seu sumo. "A Soma" apresenta sua miscigenação artística com técnicas urbanas como o stencil e experimentais como a utilização de objetos reaproveitados do cotidiano.

Anna Anjos l Sábado, 29 de outubro, às 9h

A arte-ilustradora Anna Anjos recria seu universo lúdico, criativo e hipercolorido nas vitrines da Livraria Cultura, tendo como principal inspiração seu projeto pessoal Afrotropicalismo, que mescla elementos das culturas africana e do movimento Tropicalista das décadas de 1960/70. A cultura nordestina é uma referência recorrente nos trabalhos da artista.

Xavier Lima l Sábado, 17 de dezembro, às 9h

A ideia do artista é dar início ao assunto de sua exposição Vestígios, agendada para 2014. Inspirado na pareidolia, onde um estímulo visual remete a algo inequívoco para o observador, conterá desenhos e pinturas sobre manchas. Teremos assim imagens prospectadas no que já sugere a tinta instintivamente colocada na vitrine da Livraria Cultura.
[27/05/2011 00:00:00]