Na era do contato, das redes sociais e do número crescente de profissionais qualificados, vai se tornando cada vez mais importante fazer o possível para agradar o(s) seu(s) empregador(es). Por isso, hoje resolvi dar algumas dicas bacanas de como agradar o seu editor ou editora. São coisas que aprendi estando dos dois lados do negócio. E falando pela minha época de editor, afirmo que a dica sete é bem importante, viu? Mas vamos a elas...
1 – Entregue o trabalho sempre no prazo. Uma vez ou outra pode falhar, então avise que vai atrasar e explique seus motivos (por acaso já falei disso aqui?)
2 – Faça sempre o melhor trabalho possível (pesquisando e dando sugestões e alternativas).
3 – Tente conhecer o editor (a) pessoalmente, falar do seu trabalho e saber como ele (a) gosta que as coisas sejam feitas
4 – Seja honesto (quanto a prazos, sua capacidade e resposta às perguntas que vêm da editora)
5 – Não demore para responder os e-mails que recebe (com a tecnologia atual, espera-se agilidade das pessoas)
6 – Não suma (a pior coisa que pode acontecer é você não responder e-mails, telefonemas e nem sinais de fumaça)
7 – Mande um presentinho no aniversário ou no fim do ano (pode ser flores, uma bebida, qualquer coisa, mas não vai mandar um livro, hein?)
Claro que estas são só as dicas básicas e mais importantes na minha humilde opinião. Tá bom, a dica sete não é tão básica, mas não custa nada agradar um pouco, não é mesmo? E você, tem alguma outra dica quente de como agradar o editor? Divida conosco no twitter do PublishNews (@publishnews ) e no meu (@cassiusmedauar).
Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.