Publicidade
Prêmio Planeta-Casa de América vai dar US$ 200 mil ao vencedor
PublishNews, Redação, 15/02/2011
Vencedor será anunciado no dia 15 de março, no Chile

Com um número recorde de 639 obras inscritas, o IV Premio Ibero-americano Planeta-Casa de América de Narrativa terá seu grande vencedor anunciado no dia 15 de março, em Santiago, no Chile. As inscrições foram encerradas em 31 de dezembro de 2010 e tinham como requisito obras inéditas escritas em espanhol. O vencedor receberá a importância de US$ 200 mil. O objetivo do prêmio, criado pela Editora Planeta e Casa de América, é promover a narrativa em língua espanhola em todos os países ibero-americanos. Três brasileiros estão no páreo.

A primeira edição, realizada em 2007 na cidade de Bogotá, na Colômbia, teve o escritor argentino Pablo de Santis como vencedor com O enigma de Paris, concorrendo na final com O sussurro da mulher baleia (conforme edição brasileira), do peruano Alonso Cueto.

Em 2008 a sede do evento foi Buenos Aires, na Argentina, consagrando La casa de Dostoievski, do chileno Jorge Edwards. Justos por pecadores, do colombiano Fernando Quiroz, foi o outro finalista.

Na terceira edição, em 2009, realizada na Cidade do México, o prêmio foi entregue à colombiana Ángela Becerra, autora de Ella, que todo lo tuvo. O outro livro finalista foi El dinero del diablo, do mexicano Pedro Ángel Palou.

A quarta edição deveria ter sido realizada no dia 4 de março do ano passado na cidade de Valparaíso, no Chile, juntamente com o V Congresso de Língua Espanhola. Porém, o terremoto que assolou o país às vésperas do evento forçou o seu adiamento.

Confira a procedência dos trabalhos inscritos para esta edição

América - 472

Argentina - 155

Bolívia - 3

Brasil - 3

Canadá - 1

Chile - 42

Colômbia - 76

Costa Rica - 1

Cuba - 3

Equador - 12

El Salvador - 1

Estados Unidos - 36

Guatemala - 1

Honduras - 1

México - 52

Nicarágua - 1

Panamá - 1

Paraguai - 1

Peru - 20

Porto Rico - 1

Rep. Dominicana - 1

Uruguai - 43

Venezuela - 17

Espanha - 118

Europa - 17

Alemanha - 1

Francia - 2

Grécia - 2

Italia - 6

Irlanda - 2

Suécia - 1

Suíça - 1

Países Baicos - 2

Israel - 1

África do Sul - 1

Sem procedência especificada - 30

Total de obras apresentadas - 639

Júri e entrega do prêmio

O júri desta quarta edição do prêmio, convidado pela Editora Planeta e pela Casa de América, é composto pelos escritores Guillermo Martinez, da Argentina; Ángela Becerra, da Colômbia; e Álvaro Pombo, da Espanha. A Casa de América estará representada por sua Diretora Geral, Imma Turbau, enquanto a Editora Planeta terá seu diretor editorial da Argentina, Alberto Díaz. Ricardo Sabanes, Diretor Editorial da Divisão Internacional do Grupo Planeta, atuará como secretário, sem direito a voto.

O evento deste ano acontecerá junto com o encontro Literatura e Novos Meios, que reunirá jornalistas culturais e escritores de língua espanhola dos dois lados do Atlântico. O encontro ocorrera na manhã de 14 de março, na sede do Centro Cultural da España, em Santiago
[15/02/2011 01:00:00]
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia