Vampiros literários na Casa das Rosas
PublishNews, Redação, 29/10/2010
Bruno Berlendis lança coletânea de textos sobre vampiros escritos por autores clássicos, como Goethe e Gógol

Caninos - Antologia do vampiro literário (Berlendis & Vertecchia Editores, 528 pp., R$ 72), organizado por Bruno Berlendis, será lançado neste sábado (30), às 18h, na Casa das Rosas (Av. Paulista,37 - São Paulo/SP. Tel 11 3285-6986). Essa figura vampiresca, que surge em textos do séc. XVIII, vai se fixando até virar um verdadeiro mito ao longo do séc XIX. O livro reúne contos, romances, poemas, peças de teatro e trechos de dissertações. O vampiro literário vai muito além da literatura de terror e consagrou-se ao passar pelas mãos de autores como Dom Calmet, Goethe, Coleridge, Lord Byron, Hoffmann, Gógol, Baudelaire, Bram Stoker e muitos outros.

O livro traz, ao lado dos principais textos desses escritores mais conhecidos, outros não menos representativos, porém praticamente desconhecidos, não apenas no Brasil, mas também mundo afora. Exemplo disso são os contos de E. T. A. Hoffmann, de Ernst Raupach, de Leopold von Sacher-Masoch e de Luigi Capuana; os significativos excertos da pesquisa de dom Calmet, da prosa poética de Prosper Meerimée e da peça de Charles Nodier, que inseriu o vampiro como um ícone insubstituível da cultura de massas – todos eles inéditos no Brasil.

As traduções foram encomendadas para profissionais como o poeta Ferreira Gullar, Leonardo Fróes, Ivo Barroso, Erick Ramalho e outros. Todas as traduções são inéditas e vertidas diretamente dos idiomas originais.

Cada texto selecionado é introduzido por uma apresentação simples e objetiva, que remete à biografia de seu autor e o insere em seu contexto de origem. O volume conta ainda com introdução histórica; mapa para localização das regiões citadas; posfacio que explora em profundidade as principais questões envolvidas nesse tipo de literatura, assim como suas possíveis origens folclóricas; bibliografia atualizada e ainda um precioso índice temático remissivo.

Autores

Dom Augustin Calmet, Ossenfelder, Bürger, Goethe, Coleridge, Lord Byron, John William Polidori, Charles Nodier, E. T. A. Hoffmann, Ernst Raupach, Mérimée, Gógol, Gautier, James Malcolm Rymer, Heinrich Heine, anônimo, Baudelaire, Joseph Sheridan Le Fanu, Leopold von Sacher-Mascoh, Guy de Maupassant, Bram Stoker e Luigi Capuana.
[29/10/2010 01:00:00]