Na próxima sexta-feira (29), quando a Feira do Livro de Porto Alegre der o início a sua programação, o Prêmio Fato Literário, concedido desde 2003 pelo Grupo RBS, começa a receber os votos do público. Concorrem na categoria Personalidade, Lya Luft, Verônica Stigger, Kathrin Rosenfield e Aldyr Garcia Schlee. Já na categoria Projeto Literário, participam o Cirandar, o Festipoa Literária, a Revista Norte e o Gauchão de Literatura. Para ler mais sobre cada um dos finalistas, clique aqui. A votação popular ocorrerá no estande do Grupo RBS, na Feira do Livro de Porto Alegre, de 29 de outubro a 11 de novembro. Também será possível votar pelo site.
A cada edição, os premiados são escolhidos por um júri oficial (formado por escritores, jornalistas, representantes de entidades ligadas ao meio literário e membros da comunidade cultural gaúcha) e pelo júri popular (comunidade em geral), por cupons e internet.
O júri oficial escolhe dois vencedores, um em cada categoria, em votação acompanhada pela PricewaterhouseCoopers. O júri popular elege um vencedor de uma ou outra categoria através de votação por cupons e pelo site. Desta forma, ao final da apuração dos votos, são eleitos três vencedores: dois escolhidos pelo júri oficial e um pelo júri popular. O escolhido por votação popular recebe o prêmio de R$ 10 mil e cada um dos escolhidos pelo júri oficial recebe R$ 20 mil.

