E a Tarrafa Literária começou animada
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 23/09/2010
Tom Zé e Banda Querô agitam o Teatro Guarany na abertura da 2ª Tarrafa Literária na noite desta quarta-feira (22), em Santos

Um show animado de Tom Zé, aberto pela também animadíssima Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, deu o tom de como será a Tarrafa Literária. E não teve “Santos X Corinthians na Vila”, clássico que normalmente para a cidade, que impedisse o santista de lotar o Teatro Guarany. A proposta da Tarrafa é simples: entretenimento com conteúdo. “E nossa busca é sempre por mais um novo leitor”, disse o livreiro José Luiz Tarran, idealizador da festa, feliz com a resposta da população ao evento que chega agora a sua segunda edição. Hoje (23), a Tarrafa recebe Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, João Paulo Cuenca e Joca Reiners Terron.

Duas iniciativas da Tarrafa se destacam. A primeira é que o ingresso é trocado por um livro que depois será doado. E a outra é a valorização da cultura da região. A abertura com a Banda Querô, fruto de um projeto social desenvolvido nos diques, foi um exemplo. A identidade visual da Tarrafa foi feita por Luciana Futuro, também daqui. E alguns escritores convidados, mesmo que já não morem mais na região, têm suas raízes aqui. Maria Valéria Rezende, José Miguel Wisnik, José Roberto Torero e Estela Abreu são alguns deles.

O ano eleitoral foi o maior desafio da organização. Como o evento é realizado por meio da Lei Rouanet e muitas das empresas que mais apoiam a cultura são de capital misto, não foi fácil conseguir patrocínio. Mas no fim deu tudo certo. Um dos apoiadores é a Praticagem de Santos, que não deixou de lembrar, na abertura da Tarrafa, que Mark Twain, um dos maiores escritores da literatura americana, já foi prático no Rio Mississipi um dia e fez isso porque sonhava em ser navegador. Para quem não conhece, o prático é o profissional que conduz os navios pelo canal do porto e responsável por atracá-los e desatracá-los.

A programação da Tarrafinha ainda é tímida e tende a crescer. Nesse ano a organização indicou livros ao Teatro do Pé e pediu que eles adaptassem essas obras para os palcos. O resultado será conferido pelas crianças e pelos autores desses livros nas tardes da Tarrafa.

O PublishNews continua a cobertura da Tarrafa Literária pelo Twitter. É só seguir: @publishnews

A cobertura da Tarrafa Literária pelo PublishNews tem o apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

[23/09/2010 00:00:00]