Luiz Schwarcz lança Linguagem de sinais hoje
PublishNews, Redação, 14/09/2010
Lançamento começa às 19h, na Loja da Companhia das Letras na Livraria Cultura, em São Paulo

Luiz Schwarcz autografa hoje (14), a partir das 19h, na Loja Companhia das Letras por Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073 - São Paulo / SP - Tel: 11-3170-4033), Linguagem de sinais (Companhia das Letras, 104 pp., R$ 33). No livro, o editor percorre os desvãos da lembrança com uma prosa conhecedora dos caminhos que levam dos fatos da realidade à ficção.

A invocação de episódios autobiográficos marcantes expõe a intimidade inerente ao tratamento ficcional da memória. O livro traz contos associados pela recorrência de personagens e pela voz de um narrador que se depara com a irrupção inesperada do passado familiar.

Em “Antônia”, história que abre o volume e lhe dá o tom dominante, conhecemos o obsessivo personagem com quem o narrador dividiu seus anos de casamento. As figuras de Goya e Beethoven, gênios criativos que padeceram de surdez total, pairam sobre o enredo de amor e desilusão ocasionado pelas idiossincrasias dessa mulher enigmática. Especializada na linguagem dos surdos, Antônia e seus silêncios expressivos simbolizam a incomunicabilidade do amor tematizada por Schwarcz em textos como “O síndico” e “O cobertor xadrez”.

Em “Kadish”, um cantor que sonhava em se tornar tenor de ópera e acaba convertido em cantor de sinagoga sintetiza a interpenetração entre ficção e realidade delicadamente operada no livro, aludindo à ancestralidade homenageada pelo autor.
[14/09/2010 00:00:00]