Publicidade
O livro-caleidoscópio de Boris Kossoy
PublishNews, Redação, 10/09/2010
A coletânea de fotos de Boris Kossoy retrata o universo do fotógrafo em mais de 100 imagens, feitas entre 1955 e 2008, e traz entrevistas com o autor

As histórias em quadrinhos despertaram sua paixão pelas imagens. O cinema americano, sua imaginação. Com a arquitetura veio o amor pelas formas. Mas foi na fotografia que Boris Kossoy se encontrou e viu a possibilidade de juntar todas essas paixões. Ao longo de seus mais de 40 anos de profissão, Kossoy foi montando o que ele mesmo define como seu caleidoscópio pessoal, idéia que origina e permeia a coletânea Boris Kossoy – fotógrafo (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Cosac Naify, 216 pp., R$ 69), e contribuindo assim, consideravelmente, para o caleidoscópio brasileiro compreendido entre 1955 e 2008. Veja fotos.

Das inúmeras fotos que tirou nesse período, mais de uma centena foi escolhida para fazer parte do livro assim como suas "conversas" com Augusto Massi, Julia Bussius e Paulo César Boni. O lançamento será neste sábado (11), às 19h, no estande da Cosac Naify na SP-Arte/Foto, no Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima, 2.232, 9º andar).

Nas palavras de Kossoy, o trabalho é "uma seleção de imagens que traz à tona um percurso praticamente desconhecido por uma parcela considerável de meus leitores. Um mundo visual que se liga inexoravelmente à minha obra teórica, e que a alimenta, creio que esta não existiria sem aquela". Suas imagens dialogam plástica e culturalmente com o seu tempo e refletem a trajetória artística e cultural do fotógrafo.

O livro reúne de forma aleatória e atemporal, como num caleidoscópio, imagens, em parte inéditas, que vão desde retratos da realidade social do Brasil da década de 60, com seus Cartões Antipostais, seguindo pelos contos fotográficos da série Viagem pelo Fantástico, que exploravam os dramas e espaços urbanos, passando pela Nova York dos anos 70 e dos cenários eternizados pelo pintor americano Edward Hopper, até sua fase mais introspectiva, a partir da década de 80.
[10/09/2010 00:00:00]
Leia também
Armando Bordallo usa o humor para mergulhar no mundo dos discursos vazios e desconectados que permeiam os processos de gestão de pessoas
Em 'Negócio 360º', autores reúnem alguns dos maiores nomes da atualidade em desenvolvimento pessoal e profissional para responderem como sair so rascunho e ter uma vida cheia de realizações
Em 'Geniotipo', Tony Estruch apresenta sua teoria e oferece aos leitores ferramentas para mergulhar em seu interior e descobrir seus verdadeiros talentos (e as armadilhas forjadas por eles)