Obra analisa os transtornos mentais por meio do estudo do cinema
PublishNews, Redação, 19/08/2010
Livro da Artmed é voltado para estudantes de saúde mental e interessados em cinema ou psicopatologias

Para escrever Cinema e Loucura (Artmed, 228 pp., R$ 79), J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux estudaram 180 personagens do cinema clássico e moderno para auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos mentais retratados em filmes.

A ideia para a obra surgiu depois de notarem o pouco acesso que os estudantes de psicopatologia, psicodiagnóstico e de outras disciplinas da área de saúde mental têm aos exemplos clínicos representativos dos sintomas de transtornos mentais. No entanto, o livro é de interesse também de todos aqueles que se interessam por cinema e saúde mental.

Um dos aspectos interessantes de Cinema e Loucura é a percepção da representação muito ou pouco fidedigna dos transtornos mentais pelas produções cinematográficas. Como exemplo, os autores citam o filme “Como se fosse a primeira vez”, o qual consideram um exemplo de grosseira distorção de como é de fato um transtorno mental.

O estande da Artmed na Bienal do Livro de São Paulo (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP) fica nas ruas I40/J41.
[19/08/2010 00:00:00]