Bibliotecas destruídas por chuva em Alagoas têm futuro
PublishNews, Redação, 18/08/2010
Novas bibliotecas já serão construídas segundo o padrão do Programa Mais Cultura

As oito cidades de Alagoas (Paulo Jacinto, Branquinha, Murici, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, Capela e Viçosa) que tiveram suas bibliotecas públicas municipais destruídas pelas enchentes em junho terão seus equipamentos refeitos pelo Ministério da Cultura, em parceria com o governo do Estado e os municípios.

Em 29 de julho, foi publicada Medida Provisória do Presidente da República, destinando R$ 5,16 milhões para a construção de novas bibliotecas no lugar daquelas que tiveram seus prédios destruídos e a modernização das que foram afetadas pelas cheias, mas que preservaram seus prédios.

As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, do Programa Mais Cultura, em que o local tem um jardim de leitura integrado, um pequeno auditório, espaço para brincar e computadores conectados à internet. Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de mil livros.

Serão investidos R$ 450 mil pelo MinC, em cada biblioteca, incluindo a construção, acervo e mobiliário. Como contrapartida, o município doa o terreno onde será instalada a biblioteca, se compromete a criá-la por lei, além da dotação orçamentária para a mesma. Por sua vez, o governo do Estado irá disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento.

No final de agosto, equipes do MinC e do Governo do Estado de Alagoas farão visitas técnicas as municípios atingidos. As prefeituras se comprometeram a entregar laudos técnicos referentes ao terreno onde será construída a biblioteca.

A técnica construtiva a ser aplicada pelo MinC permite agilidade no prazo de entrega do serviço. A proposta é que sejam utilizados materiais sustentáveis, como o solo-cimento, que utiliza matéria prima abundante e tem um sistema de encaixe com redução de argamassa. Haverá ainda o uso de cobertura com proteção termo-acústica e sistemas de ventilação cruzada pelas partes altas, que permite iluminação natural intensa.

Além da construção das bibliotecas, o MinC também irá apoiar os demais municípios atingidos pelas enchentes, que não tiveram a biblioteca destruída, mas precisarão de apoio para a recuperação de acervo e mobiliário. Será marcada uma reunião com os prefeitos destas cidades para a elaboração de um plano de ação. Até o momento, foram identificados 11 municípios nesta situação.
[18/08/2010 00:00:00]