Primeiro livro de André de Leones pela Rocco será lançado hoje
PublishNews, Redação, 27/07/2010
“Como desaparecer completamente” é o terceiro livro do escritor goiano

André de Leones lança Como desaparecer completamente (192 pp., R$ 25), seu terceiro livro – e o primeiro a sair pela Rocco, hoje (27), às 19h, na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo/SP), e amanhã (28), também às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ). No romance, várias histórias correm paralelas e/ou se cruzam e a cidade de São Paulo é o que liga (ou desconecta) essa trama e seus personagens. Jovens ou velhos, todos estão, de uma forma ou de outra, em busca de um recomeço.

São Paulo não está ali à toa. Este é o primeiro romance originalmente feito para o Amores Expressos a mudar de editora. Em 2007, André passou uma temporada na cidade para escrever uma história de amor. O projeto acabou se distanciando um pouco de sua ideia inicial, mas o livro já estava pronto para ser lançado e não merecia se perder. André de Leones é também autor do romance Hoje está um dia morto, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2005, e de Paz na terra entre os monstros, de contos. Os dois foram lançados pela Record.

O livro é dividido em três partes. A primeira e a terceira são narradas em terceira pessoa. A segunda, em várias primeiras pessoas e em formatos diferentes (troca de e-mails, blog, roteiro de cinema etc.). “Todas as histórias que compõem o romance tratam, direta ou indiretamente, de recomeços. Nesse sentido, o livro é a coisa mais otimista (ou mais próxima do otimismo) que eu já escrevi”, conta o autor.

Como desaparecer completamente apresenta, de diferentes pontos de vista, o término e o início de relacionamentos amorosos. Mariana, Marcelo, Augusta, João Bosco, Maria Paula. Personagens que experimentam o fim e o começo, enquanto se confrontam com fantasmas e sobressaltos de sua própria mirada no espelho.

Um fora, uma dor de cotovelo, uma transa com um desconhecido: cenas corriqueiras do repertório afetivo que, narradas ao estilo de André de Leones, abrem caminho para os perigosos meandros do auto-enfrentamento. Absortos na tarefa de viver o luto e a conquista amorosos, os personagens deste romance vão desbravando histórias cada vez mais subterrâneas, enquanto disparam pistas de suas complexas personalidades. Passo a passo, página a página, a comunicação entre eles vive diferentes e sutis metamorfoses, rituais inomináveis que permeiam a convivência a dois.

Sobre o autor

André de Leones nasceu em 1980, em Goiânia. Cresceu na pequena cidade de Silvânia, a oitenta quilômetros da capital goiana, experiência que inspirou seu romance de estreia, Hoje está um dia morto. Foi com ele que ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2005 e conquistou a atenção da crítica nacional, que hoje o alinha entre os melhores nomes de sua geração.

Em 2008 lançou o volume de contos Paz na terra entre os monstros. O autor mantém um blog. É ainda um dos criadores da revista literária virtual “Histórias possíveise colaborador do site “Escritoras suicidas.

[27/07/2010 00:00:00]