Coletânea reúne textos de 120 alunos de Curitiba
PublishNews, Redação, 02/07/2010
Vencedores do concurso de redação “Conversa entre amigos solidários” autografam livros nos dias 3 e 10 de julho

Histórias entre amigos (Aymará, distribuição gratuita para os participantes) é uma coletânea de redações vencedoras das três primeiras edições do concurso “Conversa entre amigos solidários” e reúne textos de 120 alunos do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Curitiba, todos entre 11 e 18 anos.

Os textos foram escritos a partir do trabalho realizado em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa e tinham como base crônicas dos autores paranaenses Domingos Pellegrini e Miguel Sanches Neto. As redações finalistas foram avaliadas pelos próprios escritores.

Para comportar um número tão grande de autores, haverá sessões de autógrafos em todos os seis colégios participantes nos dias 3 e 10 de julho. São elas: Dirce Celestino do Amaral, Elysio Viana, Emiliano Perneta, Rodolpho Zaninelli, Santa Rosa e Santos Dumont. Como prêmio para cada edição, o projeto também ofereceu às escolas vencedoras R$ 1.500 em livros novos para formação de acervo da biblioteca.

Segundo Regina Pamplona, uma das organizadoras do livro, a proposta do concurso é mobilizar a sociedade em torno de um novo instrumento de trabalho. “Queremos que a rede pública de ensino de Curitiba possa estimular a leitura entre seus alunos, por isso o concurso de redação foi criado”.

Para o diretor-geral da Aymará, Áureo Gomes Monteiro Júnior, iniciativas como essa vão ao encontro do que a editora acredita, que é a transformação do indivíduo por meio da Educação. “Já se sabe que as habilidades de leitura e escrita ajudam o aluno em outras disciplinas. Com este livro, quem sabe, também estamos incentivando futuros Domingos Pellegrini e Miguel Sanches Neto, autores que foram a inspiração para todas as redações”, comenta Monteiro.

Com uma tiragem de cinco mil exemplares,o livro Histórias entre amigos não estará à venda. Serão distribuídos gratuitamente aos alunos, familiares e bibliotecas das escolas. A edição do livro só foi possível graças a uma parceria entre os organizadores do projeto Conversa entre amigos solidários, entre eles o Deputado Federal Marcelo Almeida, a Gráfica Prol e o Instituto Cidade Educadora, da Aymará.
[02/07/2010 00:00:00]