Coleção sobre a indústria cinematográfica é lançada hoje
PublishNews, Redação, 17/06/2010
Iniciativa é resultante da Premiação do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Três títulos que apresentam um panorama detalhado sobre o mercado, a economia e as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual serão lançados hoje (17), a partir das 19h, no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149. São Paulo/SP. Tel.: 11 2168-1700).

Com lançamento pela Editora Escrituras e Iniciativa Cultural e sob a coordenação de Alessandra Meleiro, os títulos Cinema e políticas de estado: da Embrafilme à Ancine (240 pp., R$ 25), Cinema e economia política (192 pp., R$ 25) e Cinema e mercado (176 pp., R$ 25) integram a Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual e reúnem artigos de gestores, profissionais do mercado e outros pesquisadores.

Essa coleção é resultante da Premiação do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, edição 2009, e divulga os vários setores da área audiovisual levando ao leitor uma perspectiva interdisciplinar.

Os livros

No volume I, Cinema e políticas de estado: da Embrafilme à Ancine, a autora Melina Marson traça uma linha na história do cinema brasileiro, mostrando os bastidores do fim do ciclo da estatal da Embrafilme, no início dos anos 1990, passando pela criação da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual, a euforia do período da Retomada até chegar ao momento da repolitização e a participação da televisão no cinema, em 2002, culminando com a criação da Agência Nacional do Cinema - ANCINE.

Em Cinema e economia política (vol. II), diversos autores analisam as especificidades econômicas da indústria. Em seu artigo, o diplomata Marco Farani trata da política externa de promoção do cinema nacional em festivais internacionais e também em eventos específicos para filmes brasileiros. Edna dos Santos-Duisenberg aponta os desafios da economia criativa, enquanto Alessandro Teixeira detalha o papel da Apex-Brasil nesse contexto.

Outros temas desse volume são os novos modelos de regulação para o cinema e a televisão, trabalhados por César Bolaño e Anna Carolina Manso; a economia das indústrias audiovisuais, por Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske; o desenvolvimento de blockbusters brasileiros, em artigo de Fábio Sá Earp e Rodrigo Guimarães e Souza; a ética e o direito no cinema, por Marcos Bitelli; e um estudo de caso de Isaura Botelho sobre as práticas audiovisuais em São Paulo.

Por fim, Cinema e Mercado, a terceira obra da coleção, retrata em profundidade o tripé produção, distribuição e exibição. Arthur Autran escreve sobre o pensamento industrial brasileiro, João Paulo Rodrigues Matta faz um apanhado sobre a ineficácia da distribuição, enquanto Luiz Gonzaga de Luca traz números e especificidades do parque exibidor.

Antonio Leal e Tetê Mattos falam sobre o crescimento dos festivais nacionais, Sabrina Nudeliman e Daniela Pfeiffer discutem as novas mídias para o cinema, João Carlos Massarolo e Marcus Vinícius Alvarenga seguem na linha dos novos arranjos da economia digital, e Randal Johnson mostra o desempenho dos filmes brasileiros nos Estados Unidos.
[17/06/2010 00:00:00]