Publicidade
Um autor entra na Livraria (para autografar)
PublishNews, Redação, 29/07/2009

A noite de autógrafos - Todo autor quer saber, mas poucos sabem como lidar com ela. Conversamos com uma livraria, vamos chamá-la de livraria X para descobrir como fazer da noite de autógrafos um sucesso e... ainda deixar suas livrarias felizes. Finalmente aconteceu, seu livro acabou de ser publicado e você está organizando uma noite de autógrafos numa livraria. Parabéns! Você acha que a publicação foi a parte que mais difícil? Foi só o começo. Veja alguns detalhes que deve considerar no preparo para o Grande Dia!

1. Estamos investindo em você! Invista em nós!

Quando uma livraria concorda em fazer uma noite de autógrafos para você, isso significa mais do que um programa: é um investimento. “Estamos investindo tempo e dinheiro em você, no seu livro, comprando exemplares, dando a ele um lugar nobre nas nossas prateleiras, usando todo o nosso pessoal para planejar e executar o seu evento, etc.. Então, dê retorno! Use a sua lista de contatos para nos ajudar a trazer pessoas. Se você quiser e puder, nos ajude com material promocional: posters, flyers ou talvez até alguns comes e bebes. As noites de autógrafos são melhores quando o autor investe nelas tanto quanto a livraria”.

2. Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Mais é melhor, certo? Neste caso, essa ideia pode ser um erro mortal! Talvez você seja tentado a incrementar o evento de leitura e autógrafos tentando conseguir a máxima exposição possível. Mas tenha em mente que caso não esteja em uma grande metrópole, você pode atrapalhar o seu próprio evento. A maioria das cidades não tem tanto público para mais de uma noite de autógrafos, e se você tiver muitos eventos próximos, a frequência e a venda poderão ser afetados. Algumas livrarias exigirão que, se for para você ser recebido por ela, aquela loja deverá ser seu único evento, ou o seu primeiro. Não é porque somos gananciosos, garanto! Pelo contrário, queremos fazer o melhor evento possível (veja o item 1), e se você já fechou uma noite com mais duas livrarias e algumas grandes redes, é provável que essa noite não seja um sucesso.

3. Por favor, não critique a livraria

Sabemos que seu desejo é vender muitos livros. E que talvez tenha feito os itens 1 e 2, investiu no seu evento, garantiu que ele será um grande lançamento, chamou todos os colegas do colegial, convidou todos os parentes - até mesmo aqueles primos de segundo grau. Veja se a livraria sabe exatamente o que você anda fazendo para ajudá-la e depois, espere. Pela nossa experiência de anos, conhecemos nossas lojas e eventos, quantas pessoas esperamos, quantos livros pedir, quantas pessoas da equipe precisaremos, que tipo de evento funciona melhor para cada tipo de livro. Afinal de contas, o nosso trabalho é fazer com que o evento seja um sucesso. Se você acha que a sua livraria está subestimando o seu evento, a melhor coisa a fazer é apresentar-lhes fatos: quantas pessoas você convidou? Você tem ligação com organizações que podem dar apoio para um público grande? Seus amigos gastam bastante? Sua família toda virá e cada um comprará um livro? Passe todas essas informações a eles! Mas não espere que mudemos a logística ou qualquer outra coisa e, por favor, não fique ofendido se nenhuma mudança acontecer. É nosso trabalho fazer tudo correto. Confie na gente!

4. Fique calmo, não entre em pânico!

O grande dia se aproxima, há milhões de coisas que podem dar errado e você fica acordado a noite toda sonhando com elas. Respire fundo e lembre-se: é nosso trabalho fazer do evento um sucesso. O organizador do evento não apenas pensou em cada um dos milhões desses detalhes como também já administrou 99% deles. Provavelmente você ficará tentado a ligar ou enviar-lhe um e-mail (provavelmente várias vezes por semana – sim, isso acontece) todas as vezes que pensar em uma nova possibilidade de erro. Não faça isso! Se você não confiar na sua livraria, então tente fazer o seguinte: faça uma lista de coisas que o preocupa. Pense em tudo que for possível. Separe um tempo grande a fim de fazer uma boa lista. Então deixe a lista de lado por um ou dois dias. Dê outra olhada na lista. Você acha que um avião vai cair sobre a livraria no seu dia de autógrafo? Provavelmente não vai. Risque isso da sua lista. Se ainda achar que existe uma preocupação justificada, envie um e-mail ao organizador do evento detalhando sua preocupação. Apenas um e-mail. Um e-mail não é um telefonema. O e-mail não é apenas menos invasivo como também dá oportunidade ao organizador de considerar o problema. Não exija respostas ou ações imediatas. Em vez disso, deixe a questão nas mãos dele e seja educado: “Provavelmente você já passou por essa situação e já pensou no assunto, mas eu estou um pouco ansioso quanto a ...” A probabilidade de que não deve se preocupar com nada é grande. Mas se você realmente não conseguir deixar de se preocupar, tente fazer as coisas de um modo mais fácil para o organizador do evento entender e responder o mais rápido possível. Se você telefonar cinco vezes em três dias ou se encher sua caixa de e-mails, aposto que ficará mais frustrado do que satisfeito com uma resposta.

5. Aproveite o grande dia!

Deixe de lado qualquer preocupação, expectativas e medos. Se você já fez os itens 1 a 4, certamente terá o melhor evento, da maneira que espera. Tenha um bom relacionamento com sua livraria e dê ao seu livro um grande impulso!

(Tradução de Roselene Domingues Sant’Anna da Silva)
[29/07/2009 00:00:00]
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano