Tudo sobre Euclides
PublishNews, Redação, 24/06/2009

A Realejo Livros promove nesta quarta-feira, 24 de junho, o segundo encontro do Ciclo de Estudos Euclides da Cunha. A proposta é promover uma série de quatro encontros, com o objetivo de debater a obra do escritor no centenário de sua morte. Esta edição terá como tema “Os Sertões e as interpretações de Canudos”. A noite será comandada pelo professor Marco Antonio Vila com a presença do professor Ayrton Marcondes e acontece no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro. Santos/SP), a partir das 19h, com entrada franca. As palestras fazem parte das Tarrafadas, sequencia de eventos que preparam a cidade paulista para a Tarrafa Literária, festival internacional de literatura que acontece no mês de setembro.

Confira as próximas palestras

29/07 – Euclides da Cunha: arte de perspectiva histórica, com o professor José Leonardo do Nascimento;

13/08/09 – Mesa redonda: Conclusão do ciclo de encontros com a presença dos três palestrantes.

Sobre os palestrantes

Prof. Ayrton César Marcondes – Médico, pesquisador e ficcionista. Entre outros livros publicou: Canudos, as memórias de Frei João Evangelista de Monte-Marciano (Editora Best-Seller, 1997); Campos Salles, uma investigação na República Velha ( EDUSC, 1999); Por onde andará Machado de Assis? (Nanquim Editorial, 2004); Machado de Assis, Exercício de admiração (Editora A Girafa, 2008).

Prof. Marco Antonio Vila – Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCAR. Autor de diversos livros, entre os quais Canudos, o povo da terra (Editora Ática, 1995); Vida e morte no sertão: História das secas no nordeste nos séculos XIX e XX (Editora Ática, 2000); Jango, um perfil (Editora Globo, 2004).

Prof. José Leonardo do Nascimento – Doutor em História da Cultura pela Universidade de Paris. Professor de História do Instituto de Artes da Unesp. Organizador e autor do livro Os Sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos (Editora da UNESP, 2002); co-organizador do livro Juízos críticos – Os Sertões e os olhares de sua época (Editora da Unesp/Nanquim Editorial, 2003); autor do livro O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do século XIX – Estética e História (Editora da UNESP, 2008).

[24/06/2009 00:00:00]