Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/04/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 04/04/2024

A temporada de eventos literários em abril já começou e promete ser uma das mais movimentados do ano. Feiras em diferentes partes do Brasil reúnem autores e autoras, centenas de editoras, promoções de livros e encontros que sugerem um reaquecimento do circuito interno depois de anos de adaptações e reestruturações, em virtude especialmente da pandemia e de variações no apoio dos órgãos públicos. Eventos como a Bienal do Livro Bahia e o Flipoços fazem parte do calendário. Fora do Brasil, as feiras também movimentam o mês, a começar pela Feira do Livro de Bolonha – que se inicia na próxima semana, no dia 8 –, passando pela Feira Internacional do Livro de Bogotá (com o Brasil como país homenageado) e depois pela Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que também costuma atrair editores e autores brasileiros. Pensando nisso, o PublishNews separou alguns dos principais eventos literários e editoriais ao redor do mundo nas próximas semanas. Programe-se! Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 04/04/2024

Daniel Benchimol e Jorge Carrión | © DivulgaçãoA Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo – 17 de abril a 2 de maio), organizada pela Câmara Colombiana do Livro (CCL) e Corferias, dará especial atenção este ano à inteligência artificial e seu impacto na transformação da indústria editorial. Nos dias 18 e 19 de abril, a FILBo realiza os Fóruns do Livro, eventos que terão encontros especializados e treinamentos para todos os atores do ecossistema do livro (editores, ilustradores, editores, tradutores, bibliotecários, entre outros). A programação é voltada a autores, empresários, gestores culturais, estudantes e público em geral. O autor e palestrante argentino Daniel Benchimol, especialista em estratégias digitais para a indústria editorial, conduzirá um workshop intensivo de duas sessões sobre IA aplicada à indústria do livro. Já o escritor espanhol, crítico literário e diretor do Mestrado em Criação Literária da UPF Barcelona, Jorge Carrión, autor dos livros Contra Amazon (Elefante) e Livrarias: Uma história da leitura e de leitores (Bazar do Tempo), dará a palestra de abertura do Fórum, intitulada Mais editores que nunca. Livros e IA. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Na semana do Dia Internacional do Livro Infantil, a Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil divulgou os finalistas do Prêmio AEILIJ 2023. No ano em que a associação completa 25 anos de histórias, a sétima edição do prêmio teve centenas de inscrições em quatro categorias. São 20 obras finalistas, além do Destaque Hors Concours para Marina Colasanti com Sereno mundo azul, publicado pela Global e com ilustrações de Elizabeth Builes. Nomes como Illan Brenman, Guilherme Karsten, Rosana Mont'Alverne e Ana Elisa Ribeiro estão entre os finalistas. Em Texto Literário Infantil, seguem na disputa as obras Cabo de guerra (Moderna), de Ilan Brenman (texto) e Guilherme Karsten (ilustrações); Dez baleias na estação esperando pelo trem (Cepe), de Cesar Cardoso (texto) e Bruna Lubambo (ilustrações); No quintal do abacateiro (Amalivros), de Christian David (texto) e Anielizabeth (ilustrações); O que mamãe não sabe (Caixote), de Rodrigo Andrade (texto e ilustrações); e Os pombos (Companhia das Letrinhas), de Blandina Franco (texto) e José Carlos Lollo (ilustrações). Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de abril. Clique no Leia mais para acessar a lista completa.

PublishNews, Redação, 28/03/2024

Últimos dias! Duas categorias do Prêmio PublishNews 2024 recebem inscrições até esta sexta-feira, dia 5 de abril: Profissional de Marketing e Vendas do Ano e Prêmio Skeelo de Inovação do Ano. A cerimônia do Prêmio PublishNews 2024 será realizada no dia 8 de maio de 2024, uma quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974). Os interessados na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano – que busca reconhecer o sucesso desses profissionais na tarefa de vender livros e levá-los à Lista de Mais Vendidos – podem se inscrever (ou inscrever colegas) por meio deste formulário. Os finalistas serão anunciados no dia 9 de abril. Já o Prêmio Skeelo – Inovação do Ano pretende reconhecer iniciativas inovadoras do mercado editorial, sejam de indivíduos, empresas ou organizações. As inscrições para a categoria de inovação devem ser feitas pelo e-mail redacao@publishnews.com.br. No assunto, precisam constar as palavras “Inscrição Prêmio Skeelo de Inovação do Ano”. O email vai informar nome, telefone para contato e um pequeno histórico profissional – do inscrito ou da empresa. Em anexo, deverá estar um documento em PDF com uma apresentação do projeto para avaliação. As inscrições ficam abertas até as 23h59 do dia 5 de abril, a próxima sexta-feira. O projeto inscrito pode ser uma ideia, um método de trabalho, um produto ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Poetas de todo o país têm até o dia 10 de maio para inscrever as suas obras originais na segunda edição do Prêmio Claudio Willer, realizado pela União Brasileira dos Escritores (UBE). Poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulistano, Willer (1940-2023) foi um grande propagador dos versos da geração beatnik no país e atuou como presidente da UBE em dois períodos: entre 1988 e 1992 e de 2000 a 2004. Podem se inscrever candidatos a partir de 18 anos, com até dois livros de poesia inéditos e de temática livre. Cada texto precisa estar em PDF, entre 60 e 120 páginas, e deve ser enviado sob pseudônimo a fim de garantir que os poemas sejam avaliados exclusivamente pela sua qualidade artística. A taxa é de R$ 70 por livro. Quem for sócio da UBE paga R$ 35 por inscrição. O comprovante de pagamento deverá ser anexado à ficha preenchida. O júri será soberano na seleção de dez finalistas, de onde sairá o livro premiado. A UBE anunciará o nome do vencedor no dia 16 de junho. O livro escolhido será publicado pela Editora Córrego. Para saber mais sobre a chamada pública e acessar a ficha de inscrição, visite o site da UBE. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Capa de 'Estrela de Madureira: A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou' © DivulgaçãoMarcelo Moutinho, vencedor dos prêmios Jabuti 2022 e Clarice Lispector (Fundação Biblioteca Nacional) 2017, tem Zaquia Jorge como personagem principal na sua estreia no gênero das biografias. Estrela de Madureira: A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou (Record) recupera a vida da atriz e empresária do teatro, que morreu aos 33 anos, em 1957, afogada na então inóspita praia da Barra da Tijuca, causando comoção popular e especulação midiática. O livro será lançado neste sábado (06), a partir das 14h, no Al Farabi (Rua do Mercado, 34 – Rio de Janeiro / RJ). O cantor Pedro Paulo Malta vai apresentar sambas e marchinhas que foram sucesso na época áurea do Teatro de Revista, com participação especial da Velha Guarda do Império Serrano. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 04/04/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 19 e 25 de maio de 2024. Uma das novidades é o romance Noites de peste (Companhia das Letras), do prêmio Nobel Orhan Pamuk, definido pela editora como um livro "ambicioso, com ecos de Tolstoi". Outro livro esperado é Nostalgias canibais (Âyiné), de Odorico Leal, conjunto de novelas em que o escritor explora o realismo e o fantástico. Dois volumes da série Trono de vidro (Galera), de Sarah J. Maas também chegam às livrarias. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

FIL - Feira do Livro de Ribeirão Preto © DivulgaçãoA Fundação do Livro e Leitura realizará sete feiras literárias em 2024 no Estado de São Paulo. A 6ª Feira do Livro de Guará, agendada para 2 a 5 de maio, será a primeira delas. Na sequência, a entidade promoverá feiras nas cidades de Ipuã (23 a 25 de maio), São Joaquim da Barra (26 a 29 de junho), Morro Agudo (11 a 15 de setembro), São José da Bela Vista (26 a 28 de setembro), Batatais (21 a 26 de outubro) e em Ribeirão Preto, com a 23ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL), que ocorre entre 1 e 11 de agosto. Durante 2023, a agenda promovida e realizada pela instituição - entre as seis cidades que receberam feiras do livro e outros eventos - alcançou 300 mil pessoas, de todas as idades, que tiveram acesso a mais de 500 atividades produzidas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Não é mais o escritor que está em processo de extinção, mas sim o leitor que anda por demais fugidio. O que poderá fazer o escritor sem o leitor, que é seu cúmplice?”
Lygia Fagundes Telles
Escritora brasileira (1918-2022)
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Inove para ser único
3.
Saúde do Reino
4.
O ciclo original
5.
Alma ferida, alma curada
6.
Em agosto nos vemos
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Uma família feliz
9.
O avesso da pele
10.
A biblioteca da meia-noite
 
PublishNews, Redação, 04/04/2024

Eliane Brum © Divulgação CCBBDuas autoras e o testemunho da situação dos povos indígenas no Brasil de hoje e, de sempre, desde que as primeiras caravelas aportaram no país. O Clube de Leitura CCBB 2024 recebe Eliane Potiguara e Eliane Brum, a primeira, precursora na luta pelos direitos das mulheres indígenas, a segunda, jornalista, escritora e documentarista que há mais de 20 anos se dedica a estudar e documentar a situação da Amazônia e seus habitantes. O encontro com Eliane Potiguara e Eliane Brum será no dia 10 de abril, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66 – Rio de Janeiro / RJ), com entrada gratuita. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Entre os dias 20 e 24 de maio, a Universidade do Livro inicia mais uma turma do curso Produção gráfica editorial. Estar antenado com as tendências do mercado editorial – ambiente de constantes mudanças – é fundamental para um bom desempenho em qualquer uma de suas frentes de atuação. Pensando nisso, o curso, ministrado por Whaner Endo - especialista em educação no ensino superior, pesquisador do mercado editorial, na USP e Intercom e publisher da W4 Editora - apresenta um panorama geral da produção gráfica atual e o fluxo de produção, os profissionais envolvidos, os insumos básicos, a relação de projetos em mídia impressa e em mídia digital. Whaner também discute as melhores práticas a serem utilizadas por profissionais do mercado que desejam desenvolver projetos editoriais viáveis com os recursos financeiros, tecnológicos e temporais disponíveis. As aulas, ao vivo, vão de 20 a 24 de maio, das 19h30 às 21h30. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Joaquín Camp é conhecido por suas pitadas de humor nonsense, um tipo de humor popularizado por grandes nomes da literatura infantil europeia em meados do século XIX. O autor combina personagens comuns do imaginário infantil, como um dinossauro ou uma baleia, a elementos insólitos, como um Elvis Presley atrapalhado que adora dançar, um halterofilista exibido e um porco cor-de-rosa fantasiado de herói. A gangorra (Companhia das Letrinhas, 36 pp, R$ 54,90 – Trad.: Livia Deorsola) oferece ao leitor uma história em que ele pode rir e se divertir, sem necessariamente precisar encontrar um sentido estrito. Uma celebração da brincadeira e da infância como um estado de plena presença. Inspirado pela avó Antonia, que lhe contava histórias de Oscar Wilde e apresentava narrativas da mitologia grega, Joaquín é autor de livros infantis premiados, em que o humor é quase sempre protagonista, como Aníbal: perro fantasma (ganhador de diversos prêmios, como o International Illustrated Picture Book Contest, Fundação Cuatrogatos, Album Ilustrado de la Biblioteca Insular de Gran Canaria e Los Mejores del Banco del Libro), The piano (selecionado em 2020 pela dPICTUS, respeitada plataforma curatorial de livros ilustrados) e El salto.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

A infância é uma fase mágica para criar lembranças afetivas e compartilhar momentos com as pessoas que se ama. Mas quando um ente querido morre, como compreender o sentimento de perda? No livro Eu queria poder te dizer (VR Editora, 38 pp, R$ 69,90 - Trad.: Thaíse Costa Macêdo), o escritor canadense Jean-François Sénéchal e a ilustradora japonesa Chiaki Okada apresentam uma narrativa poética, com desenhos delicados, sobre o tema do luto na infância para que as crianças aprendam a lidar com a tristeza, a solidão e a saudade. Na obra, o pequeno leitor acompanha a jornada emocional de uma raposinha que recebe a triste notícia da morte de sua amada avó. Deprimido com o acontecimento, ele encontra consolo nas recordações felizes que viveram juntos, nos lugares que frequentavam, e expressa os próprios sentimentos conflitantes ao escrever uma carta sincera de despedida. Mais do que uma história infantil que ensina sobre ressignificar perdas, Eu queria poder te dizer é uma lição de que as pessoas que passam pela vida de cada um nunca os deixam de verdade.

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Já pensou se você pudesse, assim como um camaleão, mudar de cor a hora que quisesse? Mas, pensando bem, teria que achar sapatos para combinar com todos os tons… Ah, mas e se, então, pudesse andar por aí com muitas perninhas como uma centopeia – porém, também acabaria com uma pilha interminável de meias para lavar. Em Altos e baixos (HarperKids, 32pp, R$ 49,90), Giovana Madalosso estreia na literatura infantil em um livro que une sua prosa suave e reflexiva às ilustrações vívidas de Ionit Zilberman, criando uma história que ensina às crianças uma importante lição sobre equilíbrio. Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975. É formada em Jornalismo pela UFPR. Escreveu o volume de contos A teta racional (Grua), finalista do Prêmio Biblioteca Nacional, e o romance Tudo pode ser roubado (Todavia), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e, em 2020, lançou Suíte Tóquio (Todavia).

PublishNews, Redação, 04/04/2024

Quão difícil é conversar sobre violência e a forma como ela afeta as crianças? Quão desafiador parece ser apresentar um livro sobre crianças cujas vidas são profundamente impactadas pela violência armada, em especial a violência perpetrada pelas políticas públicas? Partindo de mais de mil cartas escritas por crianças em 2018 e endereçadas às autoridades brasileiras, Eu devia estar na escola (Caixote, 40 pp, R$ 64) é um livro infantojuvenil de não ficção construído a partir da vivência de jovens e crianças moradoras de favelas da Maré, um enorme bairro do Rio de Janeiro composto por 16 favelas e que é marcado pelo histórico de frequentes e violentas operações policiais como medida de enfrentamento ao varejo de drogas. Organizado em conjunto com a ONG Redes da Maré, o livro é composto por 15 desenhos e relatos dessas crianças, que assim como tantas moradoras da Maré e de outras favelas do Rio de Janeiro e Brasil, estão acostumadas a precisar a se defender, sobreviver e lutar por seus direitos desde tenra idade.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.