Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/02/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 29/02/2024

A Feira do Livro Infantil de Bolonha (8 a 11 de abril) tem constantemente anunciado as novidades da sua 61ª edição. O primeiro Audio Forum – dedicado a oferecer insights, dados e falar sobre as novidades do setor –, a 17ª edição da Feira de Licenciamento Infantil de Bolonha e o lançamento do TV/Film Rights Centre, área de negócios voltada para o audiovisual, são algumas delas. Nesta edição, 23 editores brasileiros irão para Bolonha através do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mais informações serão divulgadas em breve. Mas o que exatamente os editores encontrarão em cada um dos espaços da mais importante feira internacional de publicação infantil? Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta matéria.

PublishNews, Guilherme Sobota, 29/02/2024

A Amazon afirmou que não vai descontinuar os formatos EPUB e PDF no Kindle. Nos últimos dias, um rumor se espalhou pelas redes sociais de que o e-reader deixaria de aceitar os formatos, mas nesta quinta-feira (29) a empresa negou essa informação. Em nota ao PublishNews, a Amazon Brasil afirmou: "A Amazon não vai parar de aceitar os formatos de arquivos EPUB e PDF para leitura no Kindle". Segundo a empresa, os formatos de conteúdos compatíveis com Kindle são: Nativos: Kindle (AZW), TXT, PDF, PRC; Por meio de conversão: DOC, DOCX, HTML, HTM, RTF, TXT, JPEG, GIF, PNG, BMP, PDF e EPUB. No X (Twitter), leitores postaram supostos prints do atendimento ao cliente do Kindle, afirmando que novos envios no formato EPUB seriam descontinuados. Agora, na nota oficial, a comunicação da Amazon desmente essa informação. Segundo o site da empresa, o serviço Send to Kindle permite enviar documentos para a biblioteca Kindle nos dispositivos e aplicativo, sem custos adicionais. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 29/02/2024

O jornalista Mauricio Stycer é um dos nomes mais conhecidos da cobertura de TV no Brasil, e agora ele está lançando o livro Gilberto Braga, o Balzac da Globo (Intrínseca), assinado com Artur Xexéo, também jornalista, falecido em 2021. Na obra, a dupla retrata a trajetória de um dos maiores novelistas da história da televisão brasileira. “Balzac da Globo” é como Artur Xexéo e Mauricio Stycer se referem a Gilberto Braga, que era assim chamado por causa das temáticas abordadas pelo dramaturgo em suas novelas, que incluíam dinheiro, ambição e vingança. A mente fértil de Gilberto para criar histórias tem raízes nos acontecimentos de sua própria vida — que daria, por si só, uma novela, como a dupla de jornalistas nos apresenta na biografia, lançada em janeiro pela Intrínseca. As histórias contadas por Xexéo e Stycer sobre a infância e a juventude de Gilberto Braga, que se dividiu entre a Tijuca e a Zona Sul do Rio de Janeiro, explicam o porquê de o autor ter se tornado um retratista tão prolífico das classes média e alta. Muitas narrativas presentes nas novelas de Gilberto foram baseadas nas vivências dele, que nunca abandonou o olhar crítico. Mauricio Stycer respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista.

PublishNews+, Redação, 29/02/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 14 e 20 de abril. Estão entre as novidades está Faca (Companhia das Letras), relato íntimo de Salman Rushdie no qual o autor eelembra o atentado que sofreu em 12 de agosto de 2022 e ressignifica sua experiência; Leopoldina e Maria da Glória (José Olympio), de Mary del Priore, que conta com detalhes todas as conquistas e as dores da vida da imperatriz Leopoldina pela voz de sua filha, Maria da Glória; Mundo em disputa (Civilização Brasileira), obra na qual a filósofa Marcia Tiburi discute de maneira acessível como são criadas as narrativas sobre desesperança; e O homem ciumento (Record), que reúne contos de Jo Nesbø, o mestre do crime escandinavo. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Guilherme Sobota, 29/02/2024

A rede social Universo – criada em 2022 pelo médico e entusiasta da literatura William Costa Rocha – pretende continuar em 2024 uma trajetória de crescimento, promover mais concursos culturais e expandir recursos para monetização por meio da venda de e-books. Entre agosto e novembro de 2023, quando a rede realizou seu primeiro concurso literário, a taxa de crescimento de usuários foi de 350% – foram cerca de 150 inscrições e R$ 5 mil em prêmios. O endereço da rede, que se define como a primeira social reading brasileira, é Vemseuniraouniverso.com. O aplicativo funciona como uma plataforma de publicação, onde autores e autoras podem compartilhar seus textos, como poemas, crônicas e ficção. Um dos objetivos da rede é se aproximar do mercado editorial. "Pretendemos avançar mais no mercado literário através de parcerias com editoras e autores, que podem usar o Universo como vitrine para suas publicações. A certeza que este nicho pode ter é que nosso público é altamente segmentado, são verdadeiros amantes da literatura", comenta, em entrevista ao PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

A Scortecci – empresa que edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens desde 1982, com sede no bairro de Pinheiros, São Paulo – está à procura de estagiários (duas vagas), para trabalhar no editorial da editora na função de diagramador de livros. É preciso cursar graduação em Design ou Editoração e ter conhecimentos do InDesign. Os benefícios incluem bolsa estágio e seguro de vida. Interessados devem encaminhar currículos para gruposcortecci@scortecci.com.br.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

© DivulgaçãoO curso Os caminhos da publicação, com Marcelo Nocelli, oferece uma visão dos processos de edição e publicação de um livro: desde a preparação do original, o envio/seleção de originais pelo autor/editoras, autopublicação/publicação independente, registros de direitos autorais, ISBN e demais documentações exigidas, elaboração do projeto inicial, criação do projeto gráfico, orçamentos e custos, detalhes técnicos da edição, impressão, acabamento, distribuição e vendas – passando pelas diferentes formas de comercialização do livro e divulgação. O curso ocorre de 13/03 a 27/03, nas quartas-feiras à tarde, e as inscrições estão abertas. Elas podem ser feitas até o dia 13 de março, no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo / SP), através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

Mesa de livros em evento da Editora InVerso © ReproduçãoEm seu aniversário de 20 anos, a Editora InVerso prepara a programação festiva e anuncia o InVerso Itinerante, que consiste em eventos culturais em diversas regiões do país. O primeiro evento será neste sábado (02), em Belo Horizonte, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), com o lançamento do livro Filho de rio (InVerso), do autor Fernando Viegas, além das participações dos autores Leonardo Oliveira e Graças Pereira Freire. A editora, que faz aniversário dia 14 de abril, conta com uma agenda de eventos ao longo de todo ano. A gerente comercial Ana Paula Almeida explica sobre a criação da proposta itinerante. “A ideia surgiu por dois motivos. Primeiro, a própria filosofia da editora, de ir aonde o leitor está. O segundo motivo foi por perceber, nos inúmeros eventos promovidos pela editora, a satisfação do autor em ver a valorização do seu trabalho em vários lugares, bem como a alegria do leitor pelo contato direto com o escritor. Também é perceptível a aceitação e interesse pelo livro quando existe a interação, autor e leitor”, detalha Almeida. Liderada pela publisher Cristina Jones, a InVerso tem como missão a aproximação entre autor, leitor e editora. A InVerso também está confirmada para participar da Bienal do Livro Bahia. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Um homem deve ser muito castigado para escrever um livro realmente engraçado.”
Ernest Hemingway
Escritor americano
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
A (r)evolução do branding
3.
Inove para ser único
4.
Spread love: palavras certas para momentos incertos
5.
18 princípios para você evoluir
6.
Mais esperto que o diabo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Um defeito de cor
9.
Vade Mecum Saraiva 2024 - 37ª Edição
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 29/02/2024

Becky S. Korich © DivulgaçãoA proposta de Caos e amor (Faria e Silva), livro de estreia de Becky S. Korich, colunista da Folha de São Paulo, advogada e dramaturga paulista, é propor uma reflexão sobre a forma com que nos relacionamos com os outros e com nós mesmos, utilizando-se do gênero da crônica. O evento de lançamento do livro ocorre no dia 5 de março, terça-feira, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 — São Paulo / SP). Na obra, Becky Korich reúne 38 crônicas que falam sobre medos, dores, amores, saudades, vaidades, desejos, mentiras e outros temas que fazem parte do nosso cotidiano. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

Na coletânea de contos Onde vivem as monstras (Gutenberg, 224 pp, R$ 64,90 – Trad.: Rita Kohl), as tradicionais histórias de fantasmas japonesas são reapresentadas sob uma perspectiva feminista. Suas personagens espirituosas – que também calham de ser fantasmas – aparecem sob disfarces inesperados e prestam uma variedade de serviços úteis aos humanos, desde revelar a verdade por trás da morte de um familiar até cuidar de crianças, revender produtos, proteger castelos e combater o crime. À medida que avançamos nos contos, personagens e histórias se entrelaçam, tornando o livro ainda mais rico e intrincado do que imaginamos inicialmente. Os fantasmas desta obra têm as mesmas características de pessoas que você conhece: podem ser amigos queridos, parentes críticos ou colegas intrometidos que parecem sempre ter tempo disponível para dar conselhos, lições valiosas ou simplesmente nos atormentar. Em Onde vivem as monstras, escrita por Aoko Matsuda, os encontros dos mortos com os vivos, por vezes assustadores, também se revelam doces e emocionantes, e levantam, com leveza e bom humor, questões profundas sobre a emancipação e as mudanças recentes na vida das mulheres japonesas.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

Pagus: ousadas e insubmissas (Funilaria, 128 pp, R$ 50) reúne entrevistas com cinco mulheres contemporâneas que, de alguma forma, atualizam questões que foram caras a Pagu (Patricia Galvão) e continuam em pauta. Amelinha Teles, Berna Reale, Débora Diniz, Ediane Maria e Lola Aronovich conversaram com a jornalista Giuliana Bergamo sobre direitos femininos em geral, sobretudo dos direitos reprodutivos, violência contra mulher, combate ao machismo e à misoginia, luta por direitos das trabalhadoras e por justiça social, arte, militância política e liberdade sexual. Falaram ainda de suas trajetórias pessoais e os desafios que enfrentam por serem, assim como Patrícia Galvão, ousadas e insubmissas. Para Giuliana Bergamo, elas são operárias da história. “São personagens, o elemento que faz com que a engrenagem da narrativa (seja ela de ficção ou não) continue girando. Carregam com elas, em suas ações, as ideias que dão corpo à história, e são capazes, portanto, de mudar o seu curso. Elas são capazes de garantir que não fiquemos estagnadas no tempo, presas a convenções sociais, submetidas a mandos e desmandos que tolhem nossos direitos e liberdades”. Os textos e entrevistas de Pagus: ousadas e insubmissas conectam Pagu, as entrevistadas, a entrevistadora e cada uma das operárias da história: mulheres que insistem em ousar para girar a engrenagem com autonomia e de forma coletiva.

PublishNews, Redação, 29/02/2024

Fantásticas (Ercolano) é uma antologia de narrativas de ficção em dois volumes e unidas por um tema: a representação sobrenatural da mulher e seu fascínio. Além de espantos, as histórias ressaltam importantes questões psicanalíticas. As narrativas passam pelo tema do corpo pétreo (mas também níveo e brônzeo) da mulher, tão marcante nos séculos XIX e XX, muito explorado por escritores e psicanalistas homens. No entanto, raros são os textos críticos de mulheres sobre o assunto. Pensando nisso, a Ercolano convidou duas psicanalistas para escreverem os textos introdutórios da antologia. O Volume I (124 pp, R$ 66,50) abre com um prefácio de Luciana Saddi, em que se discutem os desdobramentos psicanalíticos e a importância das narrativas selecionadas para a psicanálise: Arria Marcella (1852), de Théophile Gautier; Os mortos são insaciáveis (1875), de Leopold von Sacher-Masoch e Estátua de neve, de Maria Bormann (1890). O Volume II (176 pp, R$ 75,50) abre com o prefácio de Raya Zonana, que aborda o delírio e a posição social da mulher como ente desejado e desejante em suas representações poéticas e psicanalíticas, aspecto presente nas duas novelas que compõem o livro: Gradiva, de Wilhelm Jensen e A Vênus de Ille, de Prosper Mérimée. Fantásticas conta com traduções inéditas, todas diretamente dos idiomas originais (francês e alemão).

PublishNews, Redação, 29/02/2024

“Atenção, mulheres que não querem ter filhos. Me contem suas experiências.” Quando a autora Bruna Maia lançou essa questão em suas redes sociais, não esperava receber tantas respostas. Foram mais de 2,3 mil depoimentos (incluindo pessoas trans e não-binárias). Desse total, 20 pessoas foram escolhidas para narrar suas histórias em detalhes. Algumas têm medo da gestação, de ver a barriga crescendo. Outras cansaram de cuidar. Várias querem focar na carreira ou ter tempo para se divertir. Os motivos por trás da escolha de não ter filhos são vários, e, nesse misto de reflexão teórica, reportagem e ensaio confessional, a autora discorre sobre eles em tom ora humorístico, ora dramático. Em Não quero ter filhos (Editora Nacional, 280 pp, R$ 79,90), uma jornada intelectual e emocional é ilustrada com seu reconhecido traço. Bruna Maia questiona pressupostos religiosos, sociais, biológicos e culturais da história ocidental, mirando na universalização dos direitos reprodutivos. Bruna Maia é jornalista, escritora, cartunista e artista plástica. Em 2020, publicou o quadrinho Parece que piorou (Companhia das Letras). Já em 2022, foi a vez do romance Com todo o meu rancor (Rocco). É autora da página de cartuns @dabrunamaia no Instagram (anteriormente conhecida como @estarmorta). Assina a coluna X de Sexo para o site F5 da Folha de São Paulo.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.