Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/02/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 08/02/2024

As editoras Companhia das Letras, Rocco e HarperCollins Brasil confirmaram presença na Bienal do Livro Bahia 2024. O evento ocorre entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Salvador / BA). Outras casas que também estarão presentes, seja pela primeira vez ou retornando, são Cortez, Malê, Mostarda, Aleph, Global e Edições Sesc. A Rocco pretende levar edições inéditas, promoções, brindes, combos e novidades da série Harry Potter. As editoras Cortez, Mostarda e Malê retornam ao evento e já reservaram seus espaços nos pavilhões. Ainda em 2023, a diretora da GL Exhibitions, Tatiana Zaccaro, concedeu uma entrevista ao PublishNews em que falou sobre a demanda de público, imprensa e mercado e a abertura de um novo centro de convenções em Salvador tornaram inevitável o retorno do evento, que pretende crescer em 2024. "A gente respeita muito as especificidades locais na construção do evento", disse na ocasião. "Tem muito mais forte do que no sudeste, por exemplo, a questão do cordel, então tem muitas editoras e autores nesse nicho. Para as editoras locais, é muito difícil para elas participarem das bienais no sudeste por conta da logística. Sobre as editoras que ficam no eixo sul e sudeste, trabalhamos com algumas para levá-las. Existe uma cobrança muito grande do público para que elas não estejam apenas nos eventos do sudeste". Em nota divulgada pela Bienal, Rocco e Harper Collins enxergam o potencial da Bienal do Livro Bahia enquanto negócio e como uma oportunidade de estarem próximas ao público no Nordeste. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 08/02/2024

Na semana em que anunciou uma nova fase do seu reposicionamento estratégico iniciado em 2020, a Melhoramentos também lança dois novos produtos digitais editoriais voltado para escolas: o ImaginaMundo e o Literama. O primeiro, desenvolvido em parceria com A Taba e outros parceiros de tecnologia, é um livro interativo e digital para crianças do Ensino Fundamental I. Já o Literama é uma plataforma de leitura gamificada voltada para alunos do Ensino Fundamental II, que passa a ser distribuída exclusivamente pela editora. Nas duas plataformas, os estudantes terão acesso a obras produzidas pela Editora Melhoramentos e também por outras casas do mercado. “Com nosso novo portfólio, a área editorial alcançará toda a faixa etária em período escolar de 2 a 17 anos, com produtos físicos e digitais, de forma a oferecer o que mais se adequa ao perfil de cada aluno e escola, apoiando o trabalho dos professores na sala de aula”, destaca a diretora de Novos Negócios e Inovação, Carolina Alcoforado. Um dos principais lançamentos da editora neste início de ano é o livro Argylle, de Elly Conway (traduzido aqui por Laura Pohl). O livro inspirou o filme Argylle – O superespião, em cartaz nos cinemas e com elenco estrelado que inclui Henry Cavill, Dua Lipa, Sam Rockwell e Bryan Cranston. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 24 e 30 de março de 2024. Estão entre as novidades uma nova edição de O século das luzes (Companhia das Letras), de Alejo Carpentier, o estudo de Susan Neiman A esquerda não é woke (Âiyné), e O livro da história LGBTQIAPN+ (Globo Livros). Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

O Grupo Editorial Record decidiu reformular a Verus, o seu selo romântico fundado em 2000. “Na Verus, em 2024, toda maneira de amor vale a pena”. Esse é o Norte da nova proposta do selo, que focará em publicar livros para todos os tipos de apaixonados. A ideia é trazer para os leitores histórias de amor diversas, do mesmo jeito que o selo Galera – que completou 15 anos em 2023 – vem publicando obras com os mais variados temas para o público jovem. A representatividade não vai se restringir a orientações sexuais diversas e à questão racial, mas também incluirá tramas românticas protagonizadas por pessoas PCD, plus size e cristãs. Já os livros no melhor estilo comédia romântica, que não são exatamente uma novidade na Verus, continuarão a ser publicados. Para comandar a mudança na estratégia editorial da Verus, o Grupo Editorial Record convidou a editora-executiva Rafaella Machado que, assume a nova casa dos romances depois de um trabalho bem-sucedido na Galera Record, o selo jovem que aumentou em sete vezes seu faturamento. Ela também foi responsável por, em três anos consecutivos, emplacar a autora mais vendida do Brasil além de se tornar a maior editora do país em termos de faturamento. “Queremos que a Verus seja a casa do romance. Não importa quem você é, quem você ama, a gente tem um romance para você na Verus, cheio de representatividade, cheio de histórias de amor", conta Rafaella Machado. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota e os próximos lançamentos do selo.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

A FTD Educação resgatou a coleção Asdrúbal, o Terrível, da autora e artista Elvira Vigna (1947-2017), e vai publicar novas edições do livros, com novo projeto gráfico. A convite da família da autora, Rosa Amanda Strausz assina o texto que acompanhará as novas edições. Na opinião de Rosa Amanda, Elvira é uma “ilustrautora” orgânica, em que texto e imagem são indivisíveis. A coleção marcou época. Seus quatro livros, publicados originalmente entre 1971 e 1983, foram um contraponto literário durante a ditadura, sem levantar suspeitas pela censura. Asdrúbal é um monstrinho de 700 anos de idade que adora fazer maldades com todo mundo. Seus feitos estão distribuídos nas obras A breve história de Asdrúbal, A verdadeira história de Asdrúbal, o terrível, Asdrúbal no museu e O triste fim de Asdrúbal, o terrível. Os quatro títulos não tiveram novas edições desde que foram publicados nas décadas de 1970 e 80, sendo, hoje, raridades inclusive nos sebos especializados. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

A editora nVersos abriu uma vaga para assistente editorial. É esperado que os candidatos tenham formação em Editoração, Letras, Jornalismo, Comunicação ou áreas correspondentes; e conhecimento de pacote Office e Adobe. Experiência no mercado editorial é um diferencial. As funções da vaga incluem auxiliar no checklist e fechamento de arquivos para gráfica; fazer pedido de Ficha Catalográfica e ISBN; fazer cadastro dos livros e autores no Winbooks / Book Info / Amazon; fazer e conferir emendas; organizar contratos; fazer envio de livros para autores e agentes; auxiliar no processo de diagramação; auxiliar o marketing e comercial com arquivos; e enviar livros para o depósito legal. Interessados devem enviar currículos para financeiro@nversos.com.br até 7 de março.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

A editora Central Gospel está à procura de um consultor de relacionamento que tenha experiência em gestão comercial ou áreas correlatas, para atuar em Minas Gerais. A pessoa contratada irá participar de feiras e palestras relacionadas à área; apresentar propostas aos clientes; sugerir políticas de vendas; divulgar ações promocionais aos funcionários; demonstrar percepção das tendências do mercado a fim de identificar novas oportunidades de negócio e alcançar a meta estabelecida; emitir pedidos de produtos e serviços; requisitar material de divulgação; esclarecer dúvidas referentes aos pedidos e aos contratos de prestação de serviços; receber clientes para vendas e lançamentos; auxiliar na escolha dos produtos; identificar necessidades do cliente; dentre outras atividades inerentes à área. Interessados devem encaminhar currículos para rh@editoracentralgospel.com.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

Está aberta até o próximo dia 20 de março a chamada pública para autores e autoras imigrantes residentes em Portugal que desejem integrar o terceiro volume da coleção Volta para tua terra (Urutau), que este ano evoca o tema 'Não há Abril sem imigrantes', em celebração aos 50 anos da Revolução dos Cravos. O volume comemorativo será publicado pelo selo Daruê Editorial, da Editora Urutau — de origem brasileira, com atuação em Portugal e Galiza. A editora publicou anteriormente dois volumes da coleção, o primeiro de poesia em 2021 e o segundo de prosa, em 2022, somando um total de 70 escritores e escritoras imigrantes naturais de 13 países residentes em Portugal. A Open Call pretende coletar poemas, ensaios ou textos em prosa (contos ou crônicas) que evoquem a refundação de abril a partir da importância dos imigrantes na construção da democracia portuguesa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura é uma transcendência de todas as experiências, a arte é transcendente sempre.”
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Onde estão as flores
3.
18 princípios para você evoluir
4.
Mais esperto que o diabo
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
É assim que acaba
7.
Papo com Deus - 365 mensagens diárias
8.
Padrões de alta performance
9.
Tudo é rio
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 08/02/2024

O Museu Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187 – São Paulo / SP) inicia em fevereiro uma série de atividades denominadas "Retratos recíprocos: trânsitos entre um Brasil europeu e uma Europa tropicalizada". Realizado em parceria com a Casa Stefan Zweig, em Petrópolis - RJ, Museu Lasar Segall e Museu Judaico de São Paulo, o projeto pretende mostrar as trocas artísticas que aconteceram entre Brasil e Europa na década de 1930, como resultado dos intensos movimentos migratórios mundiais ocorridos na época. A agenda inicia no dia 17 de fevereiro, das 14h às 18h, com a atividade "Artista migrante: os trânsitos de Lasar Segall". A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

Segundo o Inep, a quantidade de crianças com dificuldade de ler e escrever pulou de 15,5% para 33,8% em 2022, por conta da pandemia de covid-19. Com o objetivo de combater esse grande déficit que assola milhares de famílias, a psicopedagoga Luciana Brites lança o livro Alfabetização: por onde começar? (Gente, 160 pp, R$ 64,90). Luciana, que também é mestre e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento, especialista em Educação Especial nas áreas de Deficiência Mental, Psicopedagogia Clínica e em Psicomotricidade, comenta que o objetivo da obra é auxiliar pais e professores em alfabetizar de forma eficaz e vencer os grandes obstáculos provocados no período da pandemia, que são sentidos até hoje. A especialista diz que o livro contém um conjunto de evidências baseadas em pesquisas científicas, sobre o que acontece no cérebro humano durante a leitura e a escrita. “O conceito de ler e escrever não é uma habilidade natural que temos e, sim, algo que é construído cultural e cognitivamente na nossa sociedade.”

PublishNews, Redação, 08/02/2024

Baseado em situações vivenciadas pela escritora, pesquisadora e ativista Bárbara Carine, Querido estudante negro (Planeta, 160 pp, R$ 51,90) traz uma troca de cartas entre a protagonista e um amigo, que, como ela, é atravessado pelo racismo estrutural e recreativo tipicamente brasileiros. O livro acompanha a trajetória educacional dessa garota, desde a infância até a idade adulta, e todas as experiências que formaram a identidade dela, dentro e fora da sala de aula. São histórias repletas de tensões sociais e raciais que perpassam temáticas presentes no cotidiano de qualquer pessoa negra brasileira, independentemente de seu poder aquisitivo. Em nenhum momento chegamos a conhecer na íntegra as respostas do jovem a quem as cartas se destinam, mas o que se desenrola dessa interação coloca em xeque os discursos recorrentes sobre meritocracia e superação. Sem especificar os personagens ou os anos em que as narrativas se processam, o objetivo é abrir espaço para que qualquer estudante negro brasileiro possa se identificar; afinal, são escritos de uma alguém justamente por ser a narrativa de muitos.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

Programados para aprender (Global, 272 pp, R$ 65) conta com prefácio de Mario Sergio Cortella e é o primeiro livro de Moacir Gadotti na Global – uma série de publicações trará textos inéditos sobre as questões educacionais contemporâneas e também o melhor de sua produção já publicada. Livros com ideias e propostas fundamentais para a compreensão da educação como um processo de transformação social e para a formação de professores críticos e reflexivos. Neste livro, Moacir Gadotti parte da afirmação: "Somos programados, mas para aprender", do bioquímico e geneticista francês François Jacob. Esta frase é inúmeras vezes referenciada na obra de Paulo Freire, na busca por pensar sobre os fundamentos de uma educação voltada para um ser humano inacabado; programado, sim, mas não determinado. Gadotti é um dos principais educadores brasileiros da atualidade, com uma vasta bibliografia sobre temas como Educação Popular, formação de professores, cidadania e democracia na escola. Suas obras são referência para estudantes, educadores e pesquisadores nacionais e internacionais.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

Em Leituras educadoras (Autêntica, 128 pp, R$ 49,80), a leitura frequente e variada é vista como exercício formativo fundamental para a vida docente. De fato, se não houver intimidade com a leitura, a ação dos professores se enfraquecerá e poderá perder boa parte de sua credibilidade. Soarão incoerentes, como é óbvio, suas recomendações para que os alunos leiam. Conforme afirma o antigo adágio, “ninguém dá aquilo que não tem”, somente professores que gostam de ler conseguirão estimular os estudantes a verem nos livros um convite ao prazer das descobertas, ao autoconhecimento, ao crescimento pessoal, à reflexão, à pesquisa, ao estudo. Se “a leitura é uma forma de felicidade”, como pensava o escritor francês Michel de Montaigne, o único modo de averiguar tal verdade é abrir um livro… e ler. Escrito por Gabriel Perissé, Leituras educadoras é o quarto volume da coleção O valor do professor.

PublishNews, Redação, 08/02/2024

É possível que a união entre a educação e a publicidade seja um dos caminhos da comunicação nos próximos anos? Para responder a essa e outras perguntas, chega ao mercado, a obra ADucation: O poder da publicidade se une ao propósito da educação (Agir, 176 pp, R$ 44,90), escrito por Walter Longo, Flávio Tavares e Kiko Kislansky. ADucation representa um novo conceito, uma evolução do marketing de conteúdo que combina "ad" (advertising) com "education" (educação). Para compreender esse movimento, os autores conduzem os leitores por um mergulho no mundo da publicidade e da educação. Juntando os dois panoramas e partindo daí, ADucation oferece uma perspectiva sobre como as empresas podem realizar o seu propósito por meio da educação. Com exemplos de empresas que já estão adotando essa abordagem, o livro demonstra como a criação de cursos e conteúdo educacional pode fortalecer as marcas, além de possibilitar a criação de comunidades em torno dos interesses do público e de embaixadores apaixonados.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.