Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/01/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 12/01/2024

É possível que a Lista de Mais Vendidos do PublishNews esteja prestes a testemunhar uma espécie de dinastia: na relação divulgada nesta sexta-feira (12), a edição 2024 de Café com Deus pai (Vélos), diário devocional de Junior Rostirola, aparece em primeiro lugar, com um volume de vendas nove vezes maior do que o segundo colocado, A biblioteca da meia-noite (Bertrand Brasil), de Matt Haig, com tradução de Adriana Fidalgo. Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, completa o top 3, mantendo a mesma escalação das últimas semanas do ano. Apenas nas livrarias contabilizadas pela Lista, Café com Deus pai vendeu 18.026 exemplares. O livro tem 366 mensagens, em páginas interativas, com frases, trechos e um plano de leitura bíblica. O número de exemplares vendidos em uma semana é fora do comum para qualquer livro nos últimos anos. A editora Vélos – criada para vender os livros de Rostirola – ainda emplacou seus títulos voltados para crianças e adolescentes: Café Com Deus pai 2024 - Kids, para crianças em processo de alfabetização, e Café Com Deus pai 2024 - Teens, para adolescentes de 9 a 14 anos. Dois outros livros religiosos também fazem estreia na Lista: Priorize Deus (Vida), de Michel Simplicio, também um diário devocional; e Meu plano perfeito (capa tecido) (Thomas Nelson Brasil), de Alessandra Rigazzo. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

© WikipediaNa terça-feira (9), o presidente Lula sancionou uma lei que incluiu Luiz Gonzaga e Abdias do Nascimento no livro de Heróis e heroínas da pátria. Herói ou Heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa e na construção do país. O livro - que tem páginas de aço - foi criado em 1992 e, até março de 2023, 64 títulos foram inscritos, sendo 51 para homens e 13 para mulheres. Entre os heróis e heroínas brasileiros, estão nomes como Tiradentes, Anita Garibaldi, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier, Santos Dumont e Zuzu Angel. O G1 lançou nesta semana uma série de matérias para falar mais sobre os audiolivros. Um dos textos fala sobre as diferenças entre ler e ouvir um livro de literatura, e especialistas explicam o que pode ser considerado como 'trapaça' na leitura. No outro, o portal cita artistas famosos e autores que emprestam suas vozes para os livros, como por exemplo a atriz Tainá Muller e a escritora Aline Bei. Outra matéria mostra como audiolivros devem crescer ainda mais em 2024 e podem tornar-se prioridade nas editoras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

Books at Berlinale | © Juliane EirichO Festival Internacional de Cinema de Berlim começa no dia 15 de fevereiro, mas o Berlinale Co-Production Market, em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, já divulgou os dez selecionados pelo seu grande potencial para adaptação cinematográfica e que participarão do Books at Berlinale 2024. O pitching das obras está marcado para o próximo mês, no dia 18 de fevereiro. A parceria do Festival com a Feira ocorre desde 2006 e todos os anos novos lançamentos internacionais e best-sellers têm sido apresentados no evento que reúne produtores de cinema com editoras e agentes literários conhecidos. A apresentação será presidida por Syd Atlas e acontecerá na Câmara dos Representantes de Berlim, diante de 150 convidados das indústrias cinematográfica e literária. Cerca de 100 inscrições vieram de editores e agentes de mais de 30 países este ano. Destaque para a Itália, país Convidado de Honra da Feira de Frankfurt e País em Foco do European Film Market, que submeteu um total de 30 inscrições. Os dez livros selecionados foram submetidos por seis editoras e quatro agentes literários. Os autores – 90% dos quais são mulheres desta vez – vêm da Islândia, Índia, Reino Unido, Holanda, Paquistão, França, Alemanha e Suíça. Clique no Leia mais para conferir a lista completa dos selecionados.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

O troféu de quadrinhos HQMIX abre suas inscrições para os lançamentos e produções de quadrinhos feitos em 2023 a partir do próximo dia 15 de janeiro. Para se inscrever, os concorrentes precisam acessar o portal do prêmio e ler todo o regulamento para saber onde se enquadram corretamente nas diversas opções de categorias. As inscrições podem ser feitas até 12 de março. Os inscritos serão analisados por um júri de especialistas na área, que escolherão cerca de dez indicados para cada categoria. Após as indicações, haverá uma votação nacional por editores e artistas que trabalham com quadrinhos no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

A Naci, selo focado em literatura young adult da Editora Nacional, criado em julho de 2022, abriu inscrições para parcerias em 2024. Podem se inscrever perfis de qualquer plataforma: bookstagram, booktwitch, booktwitter, booktok, booktube. Além disso, é preciso ter mais de 16 anos e, claro, amar livros. As inscrições seguem até 15 de janeiro. Os perfis escolhidos pela Naci terão o direito de solicitar todos os lançamentos de 2024 a partir da seleção. Cada perfil parceiro também receberá um cupom exclusivo no e-commerce da editora, o Livro em Casa, para ser divulgado junto com os conteúdos. O uso dos cupons garantirá recompensas como: participação em lives, convites VIP para eventos Naci, momentos exclusivos com os autores, brindes, entre outros. Todas as regras e o formulário para inscrição estão presentes clicando aqui. Os resultados serão anunciados no dia 1º de fevereiro.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

Uma editora no Recife que atraía grandes nomes da literatura e revolucionava a tipografia até então existente. Entre suas publicações, obras de Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto. Assim era O Gráfico Amador, que virou tema do documentário inédito - de mesmo nome – com direção de Aquiles Lopes e Lula Queiroga. A produção estreia com exclusividade no Curta! e no CurtaOn – Clube de Documentários, no dia temático Terças das Artes, 16 de janeiro, às 23h. Fundada em 1954 por artistas e intelectuais pernambucanos, O Gráfico Amador tinha como premissa uma produção artesanal e com baixa tiragem, utilizando prensa manual. No filme, artistas, designers e demais especialistas – como Guilherme Cunha Lima, designer e professor que escreveu um livro sobre O Gráfico Amador – contam a história da editora que se tornou um verdadeiro movimento literário e editorial. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

O Ministério da Cultura (MinC) promove, na próxima segunda-feira (15), a Conferência Temática Cultura e Educação, em formato online, para a escolha dos temas que serão levados à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorrerá entre 4 e 8 de março deste ano, em Brasília. Durante o evento, os facilitadores farão a apresentação comentada dos tópicos e os participantes poderão eleger, através de um formulário eletrônico disponibilizado na sala virtual, seis temas de um total de 31 temáticas construídas a partir das escutas registradas nos relatórios do Seminário Regional Cultura e Educação e dos Encontros Regionais - realizados entre junho e outubro de 2023, nas cinco regiões do país. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

A série Eco, baseada nos quadrinhos da personagem Maya Lopez Echo (Eco, em inglês), chegou ao streaming da Disney na última quarta-feira (10). Os cinco episódios da temporada da nova minissérie da Marvel são protagonizados pela atriz Alaqua Cox. A personagem já tinha feito uma aparição na série Gavião Arqueiro, que estreiou no Disney+ em 2021. O elenco da produção conta também com Vincent D'Onofrio, Charlie Cox, Devery Jacobs, Graham Greene, Zahn McClarnon e Chaske Spencer. Com a chegada da série da personagem, a Panini juntou pediu aos seus editores algumas curiosidades sobre ela que podem ajudar a entender um pouco mais sobre a história da personagem. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A arte é livre, e temos que encarar a leitura como o cinema, a televisão, o circo.”
Paulo Lins
Escritor brasileiro
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
A biblioteca da meia-noite
3.
Tudo é rio
4.
Café com Deus pai
5.
O homem mais rico da Babilônia
6.
É assim que acaba
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Os segredos da mente milionária
9.
Balanced Skills
10.
Verity
 
PublishNews, Redação, 12/01/2024

Em O livro das pessoas malvadas (Nova Fronteira, 56 pp, R$ 89,90 – Trad.: Suelen Lopes), a consagrada escritora Toni Morrison e seu filho Slade nos brindam com um olhar bem-humorado sobre a maneira como as crianças enxergam e lidam com a maldade: ela pode estar num sussurro ou num grito, num sorriso ou numa cara fechada, numa pergunta ou até numa resposta. Mas o que importa é que a maldade não pode mudar a maneira como encaramos a vida e o mundo. Afinal, o melhor antídoto para a maldade são a alegria, o otimismo e a gentileza. As ilustrações de Pascal Lemaître acrescentam novas camadas à leitura. Esta edição conta ainda com um prefácio do pediatra e sanitarista Daniel Becker e um posfácio da escritora e educadora americana Jewell Parker Rhodes.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

O sr. Brown conseguiu ingresso para a primeira fileira do grande espetáculo que chega à cidade. Paddington, Judy e Jonathan não poderiam estar mais empolgados. Eles só não esperavam que o ursinho fosse acabar, sem querer, se tornando parte da atração e, é claro, encantando a todos. Um dos personagens mais amados da literatura, Paddington conquistou gerações de leitores por todo o mundo com seu jeitinho atrapalhado e suas boas intenções. Paddington vai ao circo (HarperKids, 32 pp, R$ 49,90 – Trad.: Paula di Carvalho) conta com as ilustrações de R. W. Alley e a narrativa de Michael Bond, em uma nova história sobre o urso mais educado de todos. A personagem foi criada pelo escritor Michael Bond em 1958, Paddington é um urso peruano que viaja para Londres carregando apenas uma pequena mala. Ele considera os ingleses receptivos e acolhedores. Por isso, foi até o país em busca de um lar. Ao chegar na cidade, ele encontra a família Brown, que rapidamente se encanta pelo ursinho.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

Literatura não tem a obrigação de ensinar nada. Mas sabemos que o leitor atento e interessado sempre pode conhecer alguma coisa pelas páginas de um bom livro, guiado por nada mais, nada menos que seu próprio interesse. Pois é exatamente assim que temas caros à infância, em especial aos muito pequenos, surgem em A fazenda dos mirtilos (Brinque-Book, 32 pp, R$ 54 - Trad.: Gilda de Aquino), novo livro do best-seller Stephen Michael King. Rotina, onomatopeias, o nome dos animais, as fases do dia são alguns dos temas que Stephen Michael King desenha nessa narrativa sensível, leve e divertida, que apresenta Zeca, Nena e Max, assim como a galinha Paçoca, a pata Peteca, a porquinha Chiclete e muitos outros animais. A fazenda dos mirtilos apresenta diversos momentos da vida cotidiana rural, ao mesmo tempo em que convida o leitor pequeno a acompanhar a amizade entre personagens humanos e não humanos e sua integração com a natureza. As relações e a vida na natureza são temas caros para o ilustrador e que conduzem a narrativa: acordar cedo, saudar o sol, se preparar para o trabalho, cuidar dos animais, coletar os ovos e colher as frutas, preparar o café a ser compartilhado entre pessoas e bichos vão formando cenas ao mesmo tempo ternas e cheias de graça e ludicidade. A contraposição evidente entre a rotina das pessoas e dos animais, aproxima e ressalta as semelhanças e os encontros entre nós, humanos, e eles.

PublishNews, Redação, 12/01/2024

Nas primeiras palavras do livro, o tatu Tobias já mostra a que veio: bichos da sua espécie não costumam sair durante o dia, mas ele é diferente – ele gosta de experimentar coisas novas. A partir daí, o leitor embarca com Tobias em uma aventura, resultado da parceria entre as autoras Jussara Person e Soraia Uno, o ilustrador Marcel Bartholo. O lançamento da obra acontece no dia 13 de janeiro, às 16h, na Livraria Nobel (Avenida Barão de Tatuí, 867 - Sorocaba / SP). Tobias (Aletria, 48 pp, R$ 42) é um tatu que sai para brincar e, acidentalmente, derruba uma colmeia. Numa narrativa dinâmica e divertida, envolvendo uma cutia, uma coruja, um lagarto, um tamanduá, uma onça, além das abelhas, o livro apresenta brincadeiras, trapalhadas, sufocos, fugas e, enfim, a superação de diferenças. Além de nos fazer lembrar da infância, época da vida em que a felicidade e a euforia naturalmente ocupam as horas e aventuras, o livro mostra o potencial transformador da superação das diferenças. Indicado para o público a partir de 3 anos, o conto coloca as personagens em situações surpreendentes e engraçadas, por vezes até desesperadoras e perigosas, e encerra demonstrando que a amizade pode florescer até nas situações mais improváveis.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 12/01/2024

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.