Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/10/2023
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 02/10/2023

A Feira do Livro de Frankfurt anunciou nesta segunda (2) que o país convidado de honra da sua edição de 2026 – marcada para ocorrer de 7 a 11 de outubro – será a República Tcheca. O diretor da Feira, Juergen Boos, e o ministro da Cultura tcheco, Martin Baxa, assinaram o acordo oficial em uma cerimônia realizada hoje em Praga. Assim, o país ganhará destaque na 78ª edição da maior feira do setor. “Estou muito satisfeito que a República Tcheca apareça como Convidada de Honra do Feira de Frankfurt em 2026”, disse Boos. “Estou especialmente satisfeito com o tema da presença do país na feira: Tchéquia – Um país no litoral. É uma descrição marítima de um país sem litoral da Europa Central. Chama a atenção, estimula a imaginação – muito além do tema literário da Boémia à beira-mar. Esperamos também um programa de Convidados de Honra apresentando literatura contemporânea representada por autores como Radka Denemarková, Jáchym Topol e Kateřina Tučková. Outro foco do programa: a perspectiva cultural e literária de um país situado no coração da Europa Central", adiantou. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

O Podcast do PublishNews desta semana traz a entrevista com Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt para a América Latina e Sul da Europa, para a Sabatina #18. Marifé falou das tendências e ações programadas para a Feira do Livro de Frankfurt 2023, que será realizada de 18 a 22 de outubro, e sobre o que as editoras e outras empresas brasileiras podem esperar do maior evento do mercado editorial global. Ela elogiou as iniciativas brasileiras de internacionalização do livro, detalhou um pouco a programação voltada ao continente latinoamericano na Feira e destacou os temas de sustentabilidade, audiolivros e inteligência artificial para o setor editorial. A Feira do Livro de Frankfurt chega à sua 75ª edição neste ano. Marifé também reconheceu que a Feira passou a ter um posicionamento ainda mais político nos últimos anos, frente à Guerra da Ucrânia e à pandemia. Clique no Leia mais para ouvir o episódio na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

A cobertura de livros na Folha de S. Paulo neste fim de semana teve destaque. Na Ilustríssima, Gustavo Zeitel resenhou o novo livro de Eucanaã Ferraz, Raio (Companhia das Letras), e o caderno também publicou uma entrevista com Flavia Rios, uma das organizadoras do recente Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas (Perspectiva). A coluna Painel das Letras noticiou que a Perspectiva vai inaugurar uma nova coleção com livros de crítica literária de literatura infantojuvenil. O jornal também publicou resenhas sobre as novas edições de livros de Agustina Bazterrica, Jorge Baron Biza, Alejo Carpentier e uma entrevista com Bruna Beber. N'O Globo, autores brasileiros como Reinaldo Moraes, Samir Machado de Machado, Bruna Kalil Othero e Natalia Borges Polesse falaram sobre como escrever sobre sexo atualmente. No Estadão, na coluna 1 Livro por Semana, Maria Fernanda Rodrigues indicou os contos de As velhas (Jandaíra), de Adilia Belotti. Na Coluna Literária, do Jornal Commercio, Fabio Lucas falou sobre a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que começa sua edição 2023 nesta sexta-feira (6). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

Neste final de semana, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip – 22 a 26/11) confirmou mais dois autores no seu programa principal. O primeiro é Kelefa Sanneh, crítico cultural e musical e autor de Na trilha do pop: A música do século XX em 7 gêneros (Todavia), que conta a história da música popular dos últimos 50 anos por meio dos grandes gêneros que a definiram. Prestigiado jornalista da revista New Yorker, Sanneh se dedicou profundamente ao gênero pop nos últimos anos. O segundo nome é a ilustradora alemã Nora Krug. Ela é autora de Heimat: Ponderações de uma alemã sobre sua terra e história (Quadrinhos na Cia), que conta a história de sua família, fazendo uma revisão crítica à atuação de seus antepassados na Segunda Guerra e questionando sua identidade e seu pertencimento diante disso. Professora associada de ilustração na Parsons School of Design, em Nova York, Nora ganhou o National Book Critics Circle Award em 2019 na categoria Autobiografia. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

O Flipoços, em colaboração com o Camões – CCP Brasília e com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), lança mais uma edição da Residência Literária. Idealizado pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o projeto visa dar continuidade aos intercâmbios culturais e relacionamento entre Portugal e Brasil, através da Literatura que o Flipoços vem promovendo há mais de 15 anos ininterruptos com a presença de autores e autoras portugueses no Festival e com a promoção da literatura brasileira em Portugal com a presença de convidados brasileiros em Festivais portugueses. Autores interessados devem se inscrever até 20 de novembro clicando aqui. Lembrando que o projeto é valido somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham pelo menos uma obra editada no Brasil. O edital completo você encontra aqui. O resultado será divulgado em 30 de janeiro de 2024. Em 2023, a autora selecionada para a Residência Literária, foi a poeta Judite Canha Fernandes, que inclusive lançou no evento o livro Cartas de amor ao pesadelo, pela Editora Urutau. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

O principal centro cultural da cidade de Paraty, a Casa da Cultura, vai receber, de 22 a 26 de novembro, durante a próxima Flip, uma programação literária especial, com curadoria da revista Quatro Cinco Um. A parceria permitirá a realização de nove debates com entrada gratuita, com alguns dos destaques da literatura brasileira ocupando o auditório da Casa nas tardes de quinta a sábado. Segundo Cristina Maseda, superintendente executiva da Casa da Cultura, “esta é uma importante e inovadora parceria para ampliar a atuação da instituição no diálogo entre suas formas de expressão tradicionais e contemporaneidade de onde vem toda a diversidade cultural de Paraty”. O editor Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, afirma que a programação vai ter a pluralidade e a bibliodiversidade como nortes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

© Pati ProduçõesFundado em setembro de 2014 pelos artistas Roger Mello e Volnei Canônica, o Instituto de Leitura Quindim celebra nove anos de história. Nesse tempo, realizou mais de 120 ações nacionais e 30 internacionais, num espaço que é biblioteca, ateliê artístico, sala de exposições, espaço cultural e centro de estudo e pesquisa. Em 2020, o local foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20 devido ao importante trabalho realizado: o de garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviços públicos no Brasil e no Exterior. “Quando idealizei o Instituto de Leitura Quindim já sabia que ele seria um espaço para estimular reflexões sobre a formação de leitores, porque ainda temos bibliotecas e projetos de leitura que não acompanham as demandas da sociedade”, conta Volnei, também colunista do PublishNews. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

O sociólogo, crítico literário e professor Antonio Candido foi, certamente, um dos nomes mais importantes do século XX a sistematizar e interpretar a literatura brasileira. A Escrevedeira reuniu quatro estudiosos da literatura em um curso para explorar, cada um, um livro de Candido dentre os que vêm sendo republicados pela editora Todavia. O curso começa no dia 11 de outubro e vai até 1º de novembro, com Samuel Titan Jr., Rita Palmeira, Ana Paula Pacheco e Milena Britto. Os encontros são virtuais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Um livro clássico não fica velho. Ele conversa com a gente, hoje, mesmo que tenha sido escrito há 200 anos e fale de sociedades e pessoas que já se transformaram.”
Gustavo Lembert
CEO e cofundador da TAG
1.
Liderança e gestão de alta performance em vendas
2.
Assuma o controle das suas telas
3.
Onde estão as flores
4.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Minutos de sabedoria
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
É assim que acaba
10.
Café com Deus pai
 
PublishNews, Redação, 02/10/2023

Biblioteca Parque Villa-Lobos © Equipe SP LeiturasO mês de outubro marca o início de uma importante campanha de conscientização global com o outubro rosa. Em razão disso, a Biblioteca Parque Villa-Lobos – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela SP Leituras – recebe ações de conscientização sobre a doença. Até o dia 22 de outubro, o Coletivo Pink promove uma série de atividades voltadas para a educação e sensibilização sobre o câncer de mama. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

Jovem expoente da gastronomia contemporânea brasileira, João Diamante é protagonista de uma história de superação e resiliência, mas também exemplo de transformação para além de si. Nascido na Bahia e criado no complexo do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o chef traz no nome o seu propósito no mundo: lapidar o próprio brilhante e construir caminhos para que outros jovens em situação de vulnerabilidade social também possam brilhar. Misto de biografia, escrita por Simone Mota, e livro de culinária, Receita de diamante: Histórias e receitas do chef João Diamante, publicado pela Malê, percorre a trajetória de um brasileiro típico, um homem cuja origem se assemelha à de 80% da população do país. Preto e pobre, ele passou por diversas dificuldades sociais e econômicas, mas jamais desistiu. A perseverança para superar as adversidades valeu a pena e Diamante, aos 32 anos, coleciona conquistas jamais imaginadas pelo menino que precisou trabalhar ainda na infância. O lançamento será nesta segunda-feira (02), a partir das 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52, terceiro piso, Loja 368), no Rio de Janeiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

Flores modernas (Janela Amarela, 270 pp, R$ 78,80), obra originalmente publicada em 1921, foi o primeiro romance escrito por Chrysanthème, pseudônimo de Maria Cecilia Moncorvo Bandeira de Melo Rebelo de Vasconcelos (1869-1948). Passado no Rio de Janeiro na década de 1920, a obra aborda temas que fogem do conforto e do bem-estar, numa denúncia dos sofrimentos vividos pelas mulheres e dos julgamentos sociais. Suas personagens femininas, que já não encontram sintonia com o sistema patriarcal, buscam a liberdade e a individualidade, mas ainda confinadas à moral de sua época. O livro se debruça na trajetória de três mulheres e como cada uma buscou a liberdade e individualidade quando a moral da época ainda era patriarcal. Junto com Flores modernas, a Janela Amarela também lança Matar (150 pp, R$ 46) que fala sobre temas com assédio, abuso e suicídio, tendo sempre como foco principal a mulher.

PublishNews, Reação, 02/10/2023

No fim do século XIX, Ébano e José se apaixonam, se casam e têm um filho. Ela é uma mulher negra alforriada, que conseguiu estudar, e ele, um jovem imigrante português, que atravessou o Atlântico escondido em um navio. O amor do casal, no entanto, sofre um boicote silencioso, motivado pelo racismo, que desestabiliza o pequeno negócio familiar. Dois séculos depois, essa história se cruza à de Maria Antonieta, uma mulher “branca” e rica, que se apega à figura da trisavó baronesa para destilar preconceitos de cor, raça e classe àqueles que não comungam de seus privilégios. Ébano sobre os canaviais (Record, 240 pp, R$ 59,90), romance de Adriana Vieira Lomar, oferece a imagem de um país que se torna mais forte à medida que se aproxima de sua identidade — sua gente, sua história e sua cultura —, e não se dobra à visão colonizadora do outro. A obra foi vencedora do Prêmio Kindle de Literatura 2022.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

Em A bibliotecária dos livros queimados (HarperCollins, 386 pp, R$ 59,90 – Trad.: Alda Lima) de Brianna Labuskes, a romancista Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para um intercâmbio cultural em Berlim. Desfrutando de uma estada agradável, ela é surpreendida quando conhece um grupo que lhe apresenta a verdadeira cidade por trás das aparências e que a faz se juntar à Resistência. Em 1936, com o avanço da ofensiva nazista, Hannah Brecht deixa a Alemanha quando o irmão é preso e levado para um campo de concentração. Na França, ela se dedica à Biblioteca Alemã da Liberdade, onde vê a oportunidade de lutar contra a censura dos livros uma vez queimados pelos nazistas. Oito anos mais tarde, não imaginava que essa batalha ainda estaria longe de se encerrar. Em 1944, nos Estados Unidos, a publicitária Vivian Childs tem como objetivo impedir que um senador censure e encerre o programa que envia livros a soldados. E, entre as pilhas de livros e narrativas preservadas, as vidas dessas três mulheres se cruzam — e são mudadas para sempre.

PublishNews, Redação, 02/10/2023

Hamburgo, 1919. Henny e Käthe, amigas desde a infância, sonham tornar-se parteiras e acabam de iniciar a sua formação. Henny deseja deixar de viver na sombra da mãe, e a rebelde Käthe, convicta comunista, está apaixonada por um jovem poeta. Outras duas mulheres cruzarão seus caminhos: Ida, rica e mimada, filha de um importante empresário falido que pretende casá-la com um herdeiro rico; e Lina, uma jovem e humilde professora, que guarda um segredo do passado. As quatro amigas tornam-se inseparáveis e, apesar das suas diferenças, crescem e enfrentam juntas os golpes e as alegrias do destino, a transformação do mundo, o fim das liberdades e a chegada da terrível ameaça nazista. Grandes e pequenos feitos que ficarão para sempre ligados pelo elo da amizade. Filhas de uma nova era (Planeta, 496 pp, R$ 89,90 – Trad.: Ana Maria Pinto da Silva) é uma saga emocionante escrita por Carmen Korn que fala sobre liberdade, amor e coragem que através de uma geração de mulheres que não se deixou arrastar pelas circunstâncias que lhes calharam em sorte, nos narra a fascinante história do século XX.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.