Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/05/2022
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Thales de Menezes, 27/05/2022

A nova Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews mostra a força de É assim que acaba (Galera Record), da escritora americana Colleen Hoover. O título aparece na terceira colocação Geral, com 1.490 exemplares vendidos na semana. Mas são seus números globais que impressionam. Esse romance voltado a adolescentes entrou pela primeira vez na lista do PublishNews em 05 de agosto do ano passado. Durante todo o período de 2021, vendeu 19.416 cópias, alcançando assim o 11º lugar anual na categoria Ficção. Em 2022, ele ocupa o primeiro lugar da categoria e o 3º da Lista Geral anual, com 31.537 exemplares. O fenômeno Colleen Hoover é neste momento acrescido de mais três títulos na lista de Ficção. A lista Geral é liderada por Inteligência do coração (Luz da Serra), de Patrícia Meireles, no qual a autora de sucesso no YouTube oferece 108 lições práticas que levam mais em conta o que a pessoa sente do que aquilo que a pessoa pensa. O livro vendeu 2.453 exemplares na semana. Em segundo lugar ficou o veterano das listas Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 1.552 cópias vendidas. A semana registrou uma queda de 9% nas vendas. O decréscimo acontece pela segunda vez seguida. Havia sido de 7% na semana passada. Entre as categorias, apenas Autojuda mostrou elevação, de 12%. Não Ficção ficou estável, com números quase idênticos aos anteriores. As quedas foram apontadas em Negócios (25%), Ficção (18%) e Infantojuvenil ( 7%). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 27/05/2022

A tradutora Daisy Rockwell e a autora Geetanjali Shree | © David Parry / thebookerprizes.comA escritora indiana Geetanjali Shree venceu nesta quinta (26) o International Booker Prize com a obra Tomb of sand, traduzida do hindi pela americana Daisy Rockwell. Ambas levam para casa o prêmio de £ 50 mil. Essa é a primeira vez que um livro escrito em uma língua indiana vence o prêmio, é a primeira vez que um romance hindi é reconhecido e é também o primeiro livro de Shree a ser publicado no Reino Unido. Em seu discurso, Frank Wynne, presidente do júri, disse que a comissão foi cativada pelo poder, a pungência e a diversão de Tomb of Sand, um romance sobre identidade e pertencimento. Na obra, no norte da Índia, uma mulher de 80 anos entra em profunda depressão com a morte de seu marido, mas depois ressurge para ganhar uma nova vida. Sua determinação de voar contra as convenções confunde sua filha boêmia, que está acostumada a pensar em si mesma como a mais “moderna” das duas. Para consternação de sua família, Ma então insiste em viajar para o Paquistão, enfrentando o trauma não resolvido de suas experiências adolescentes. Apesar de seus temas sérios, o toque leve e o jogo de palavras de Geetanjali Shree garantem que Tomb of Sand permaneça divertido e totalmente original. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

A notícia relacionada a livros mais inesperada da semana foi repercutida no Brasil pela Folha e pelo Globo. A editora Penguin Random House, que publica as obras da escritora Margaret Atwood, mandou criar um exemplar feito com materiais não incineráveis do seu livro O conto da aia, um clássico em narrativas distópicas. A ideia da escritora e da editora ao lançar uma edição à prova de fogo é liderar uma campanha pela liberdade de expressão. “Por todos os Estados Unidos e ao redor do mundo, livros estão sendo contestados, banidos e até queimados. Então nós criamos uma edição especial da obra que vem sendo contestada e banida há décadas", diz o comunicado da editora. A escritora canadense de 82 anos participou de uma campanha divertida, em que usa lança-chamas para tentar queimar a cópia do livro resistente a fogo. Ela será vendida em um leilão em Nova Iorque, no dia 07 de junho, com renda revertida para a Pen America, entidade que luta pela defesa da liberdade de expressão. O Globo destacou a eleição da filósofa e ativista Djamila Ribeiro para a Academia Paulista de Letras. Ela deve ocupar a 28ª cadeira da APL, que pertencia à Lygia Fagundes Telles, que morreu em abril. A votação na última terça-feira (24) teve 30 votos favoráveis à filósofa, de um total de (39). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

Depois de dois anos sem eventos presenciais, a Primavera Editorial, em parceria com a livraria on-line Dois Pontos, realizam neste sábado (28), a partir das 14h, uma sessão de autógrafos coletiva no Bubu Café, no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, São Paulo / SP). Adriana Pimenta (Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco), Maria Barretto (Natureza íntima: Fendas de uma mulher) e Marina Miranda Fiuza (A Lua e o girassol), que lançaram suas obras durante a pandemia, receberão leitores e amigos para uma tarde literária de autógrafos e bate-papos. O evento acontece em parceria com a Dois Pontos, que agora também opera eventos presenciais – lançamentos, bate-papos e sessões de autógrafo – em bares, restaurantes, espaços culturais e outros locais parceiros.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

A Livraria da Vila inaugura na próxima quinta (02/07) sua primeira loja em Brasília. Localizada no Shopping Iguatemi Brasília, um dos mais tradicionais centros de compras da cidade, a unidade terá 350 m² dedicados à literatura e um mix de livros e serviços para atender a todos os públicos. A loja contará ainda com 25 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os estilos e idades. Entre os destaques estão livros de ficção, de não ficção (biografia, autoajuda, religião e negócios) e de literatura juvenil e infantil. A unidade oferece ainda um espaço exclusivo para as crianças. São 43 m² com mobiliário lúdico e iluminação natural, preparado para colaborar com à formação dos pequenos leitores. “Quanto mais unidades, mais firme a Livraria da Vila segue no propósito de colaborar para que o Brasil seja cada vez mais um país de leitores”, afirma Samuel Siebel, presidente da rede. Essa é a oitava loja inaugurada desde 2020, quando a Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade, a Vila passa a contar com 17 lojas, sendo 14 em São Paulo, duas no Paraná e, agora, uma em Brasília. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

O uso terapêutico de livros ganha um evento em São Paulo, neste sábado (28). A The School of Life promove seções pocket de biblioterapia dentro do Open House Literário. É um evento realizado pela escola, que vai contar também com um debate e oficina para crianças. Os ingressos são gratuitos mas é preciso fazer a inscrição no site da escola. A proposta é que todas as situações da vida das pessoas, das mais simples às mais complexas, possam ser amenizadas por um bom livro. A biblioterapia visa encontrar os livros certos para cada pessoa. O evento tem início às 10h, oferecendo um café. A The School of Life fica na Rua Medeiros de Albuquerque, 60. Às sessões devem começar às 10h30. Vão ser promovidas atividades para crianças de seis a 11 anos na Escolinha da Vila, onde pais e mães interessados podem deixar os filhos durante a programação. Às 11h30, Carolina Ruhman Sandler e Simone Paulino, autora de Como Clarice Lispector pode mudar a sua vida, participam de uma conversa sobre o poder da literatura para facilitar a vida de todos.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

De volta (Companhia das Letrinhas, 48 pp, R$ 54,90), novo livro de Ricardo da Cunha Lima, é composto por 17 poemas de vários tipos e temas, todos eles retratados pelas ilustrações de Rodrigo Fischer. Com referências ao surrealismo tanto no texto quanto nas imagens, o livro cria realidades alternativas e desenha um mundo encantado, no qual as coisas mais absurdas e divertidas têm licença para acontecer: um castelo feito de doces, um ventilador que sente calor e mesas e cadeiras que saem para passear. Neste sentido, De volta representa um resgate de características muito presentes na realidade das crianças e que, por vezes, são deixadas de lado na vida adulta, como a capacidade de sonhar e deixar que a realidade dê lugar à imaginação, mesmo que apenas por alguns instantes. Além disso, o autor parte de cenas do cotidiano para tratar de sentimentos profundos como amor, afeto e empatia, mostrando que eles estão nos pequenos detalhes da vida – em um abraço entre irmãos ou em um pai que coloca seu filho para dormir.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

O robozinho de madeira e a princesa-lenha (VR Editora, 40 pp, R$ 64,90 – Trad.: Fabricio Valerio) é o primeiro livro infantil de Tom Gauld, um dos mais importantes quadrinistas da atualidade. O tom de conto de fadas é garantido pela magia do enredo. Por não poderem ter filhos, o rei e a rainha pedem para que uma bruxa dê vida a um robozinho de madeira e uma princesa de lenha. As ilustrações dão o ar contemporâneo para a produção: Tom é premiado com o Eisner, o Oscar das Histórias em Quadrinhos. No enredo, a princesa volta a ser um simples pedaço de pau todas as noites quando adormece e é despertada no dia seguinte pelo irmão com palavras mágicas. O clímax da história acontece no momento em que o robozinho esquece de acordar a irmã e ela é jogado fora. Para encontrar o pedaço de lenha e transformá-la novamente em princesa, ele vai cruzar mares rumo ao norte congelado e enfrentar todo tipo de aventura. Tom repassa gentilmente aos pequenos leitores noções de união, solidariedade e compaixão por meio da narrativa. Inspirada nas histórias que o autor cria para as filhas na hora de dormir, a produção e é indicada para crianças a partir de quatro anos.

“O primeiro rascunho do seu livro deve ser você resumindo a história para você mesmo.”
Terry Pratchett
Escritor britânico (1948-2015)
1.
Inteligência do coração
2.
Mais esperto que o diabo
3.
É assim que acaba
4.
Heartstopper vol. 1 (capa da série)
5.
Nem home nem office
6.
Amor & gelato
7.
Torto arado
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Heartstopper: Um passo adiante (capa dura)
10.
Heartstopper: Minha pessoa favorita
 
PublishNews, Redação, 27/05/2022

Com os pés sujos de lama (Colli Books, 32 pp, R$ 34,90), obra escrita por Ana Rapha Nunes e ilustrada por Paula Kranz, alerta para a solidão das crianças nos dias de hoje. Entrar em casa com os pés sujos depois de uma tarde de diversão e brincadeiras ao ar livre é uma cena rara para muitas crianças na atualidade. Esse dilema é enfrentado pelo pequeno André, protagonista da obra. Na história, o menino curtia a infância no sítio da vovó Efigênia, onde passava as férias. Mas, na hora de ir embora, a tristeza o abraçava. E ele voltava à selva de pedra, onde as brincadeiras ficavam para depois e o tempo escorria pelas mãos.

PublishNews, Redação, 27/05/2022

Mais um lançamento do autor e ilustrador Guilherme Karsten, Você é um monstro? (HarperKids, 40 pp, R$ 49,90) é um livro interativo para despertar a curiosidade dos pequenos leitores com ilustrações vivas e muita brincadeira. A narrativa leva o leitor a refletir sobre si mesmo, identificando como é cada parte do seu corpo. Além de trabalhar emoções e sentimentos, como o medo, a curiosidade e o espanto pelo inesperado. A obra conta a história de um monstro “malvado, brabo e mau” – pelo menos é o que ele diz – e que quer saber dos leitores se eles também são como ele. O livro foi submetido a análise pedagógica e foi indicado para escolas por todas as professoras e pedagogas.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 27/05/2022

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.