Readmagine 2024 focará na publicação como amplificador da criatividade humana
PublishNews, Talita Facchini, 16/05/2024
Evento seriado em Madri ocorre de 29 a 31 de maio e terá participação de nomes como Marcelo Gioia, Carlo Carrenho, Juergen Boos e Marifé Boix Garcia

Readmagine 2023 | © YouTube
Readmagine 2023 | © YouTube
O Readmagine 2024, evento anual organizado pela Fundação Germán Sánchez Ruipérez (FGSR) em Madri e que tem em sua programação conversas, workshops, conferências, encontros e outros formatos de troca de ideias em torno do processo de transformação da leitura e do livro, ocorre de 29 a 31 de maio.

A ideia do Readmagine é fazer com que seus participantes reinventem, redefinam e redesenhem ideias nas áreas do livro e leitura. O Readmagine foi realizado pela primeira vez em 2006 e desde essa primeira edição sempre acolheu conversas entre editoração e meios digitais, urbanismo, moda, marketing e outras áreas de atuação. Desde 2013 é realizado na sede do FGSR em Madrid, na Casa del Lector.

O evento de três dias terá este ano o tema A publicação como amplificador da criatividade humana.

A programação inicia no dia 29 com o painel O novo 'modo centrado no escritor' da publicação, que terá Madeline McIntosh, CEO da Authors Equity, conversando com Porter Anderson, editor-chefe do Publishing Perspectives. O painel seguinte segue com Madeline e Porter que se juntam a Richard Charkin, fundador da Mensch Publishing e Michael Tamblyn, CEO da Rakuten Kobo, para discutirem sobre A publicação na era da ansiedade.

Outros temas como novos modelos de negócios de conteúdo digital; conteúdo educacional; o papel das mulheres inovadoras na indústria editorial global; construção de experiências de leitura inclusivas; ferramentas tecnológicas para editores melhorarem a venda de livros; e os desafios de gerenciamento de dados para editores estão entre os temas que serão abordados.

O destaque vai para três painéis:

  • Mercado Foco: Repensando o Brasil, que será apresentado por Marcelo Gioia, CEO da Bookwire no Brasil, no dia 30, às 10h40;
  • Inovação no cenário das Feiras do Livro, com participação de Eva Orúe (diretora da Feira do Livro de Madri), Piero Crocenzi (CEO do Salão do livro de Torino) e Juergen Boos (presidente da Feira do Livro de Frankfurt). A mediação será de Marifé Boix Garcia, vice-presidente da Feira de Frankfurt e ocorre no dia 29, às 12h15.
  • Plataformas de e-commerce para livros: uma visão geral, com participação de Mark Thornton (Gerente Sênior de Parcerias na Bookshop.org) e Sakari Luovio (diretor de vendas B2C da Adlibris) e mediação de Carlo Carrenho (Conselheiro Editorial e Analista). O painel será no dia 30, às 13h.

Outros nomes conhecidos do mercado internacional como Jens Klingelhöfer (CEO e cofundador da Bookwire), Gvantsa Jobava (vice-presidente da International Publishers Association), Raul Pérez (chefe do digital do Grupo Planeta), Rüdiger Wischenbart (consultor austríaco e idealizador do Digital Consumer Book Barometer), Edward Nawotka (editor sênior do Publishers Weekly) e Emma House (PublisHer) também estão presentes na programação.

Confira a agenda completa aqui.

Tags: Readmagine
[16/05/2024 08:00:00]