Ariel Palacios estreia na Lista de Mais Vendidos com obra sobre a América Latina
PublishNews, Talita Facchini, 26/04/2024
Publicado pela Globo Livros, 'América Latina lado B' estreou na lista de Não Ficção; outras sete obras também figuram na apuração pela primeira vez

Redes Sociais - @palaciosariel
Redes Sociais - @palaciosariel
Correspondente da GloboNews e apresentador da CBN, Ariel Palacios lançou há poucas semanas a obra América Latina lado B (Globo Livros), que já estreia na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, na décima posição em Não Ficção.

No livro, com seu estilo inconfundível, Ariel narra histórias dos líderes vizinhos do Brasil, especialmente aquelas mais peculiares ou, como ele mesmo gosta de dizer, bizarras. De forma envolvente e perspicaz, ele descreve inúmeros causos peculiares estrelando personagens marcantes que vão de Evita e Juan Domingo Perón a Nicolás Maduro, passando pelos ditadores do vodu haitiano Papa e Baby Doc; o malfadado imperador do México Maximiliano de Habsburgo; o monstruoso — e medroso — Alfredo Stroessner, o verborrágico Fidel Castro, entre muitos outros. O jornalista inclui ainda figuras que tomaram de assalto os noticiários nos últimos anos, como Javier Milei; o presidente da Guiana Irfaan Ali e o Papa Francisco.

A obra, vale lembrar, foi citada por Amanda Orlando, editora da Globo Livros, como uma das apostas da editora para 2024. América Latina lado B conta com prefácio de Guga Chacra e posfácio de Nilson Klava.

Além da obra de Palacios, a Lista dessa semana tem mais sete estreias.

Autoajuda

  • Expandidos (Gente), de Renato Alves, figura na 3ª posição. A obra é descrita como um “farol para os que buscam sentido, direção e, acima de tudo, o encontro com um propósito maior que ressoa além das tarefas diárias”.

Ficção

  • Hanako-kun e os mistérios do Colégio Kamome Vol. 1 (Panini), de Aidalro, na 4ª posição;
  • A inconveniente loja de conveniência (Bertrand), de Kim Ho-yeon, na 16ª;
  • Jujutsu Kaisen: Batalha de Feiticeiros Vol. 24 (Panini), de Gege Akutami, na 20ª

Infantojuvenil

  • Diário de Pilar no Egito (Nova edição) (Pequena Zahar), de Flávia Lins e Silva, 20ª posição

Negócios

  • Inteligência artificial no varejo (Literare Books), de Eduardo Terra, 13º lugar
  • Uma nova forma de pensar (Alta Books), de Roger L. Martin, 14º

Essa semana, a lista não apresentou variação nas vendas. Foram menos 186 livros vendidos em relação a semana anterior.

Na Lista Geral

  • Ou vai ou voa (Buzz), de Hendel Favarin e Josef Rubin
  • Café com Deus pai – 2024 (Vélos), de Junior Rostirola
  • O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira

No ranking das editoras, o Grupo Editorial Record e a Sextante dividem a primeira posição com 14 obras emplacadas na lista. Grupo Companhia das Letras e Planeta dividem a prata com oito obras cada e o bronze da semana ficou com a Intrínseca, com sete obras na lista.

Lista dos livros mais vendidos do PublishNews

Há mais de dez anos o PublishNews computa semanalmente os livros mais vendidos nas principais livrarias do país, tendo como diferencial a transparência de revelar os números de exemplares vendidos. Livrarias como Leitura, Curitiba, Travessa e Martins Fontes fazem parte da contagem semanal, publicada entre quinta e sexta-feira.

A Lista é realizada em parceria com a com a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias – e monitora os dados de 39 redes e lojas.

[26/04/2024 08:00:00]