Obra de Roseana Murray recebe o Hors Concours do Selo Cátedra 10 - 2023
PublishNews, Redação, 23/04/2023
Livro escolhido foi 'Emaranhado', publicado pela Principis; premiação realizada pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio selecionou outras 51 obras em sua oitava edição

A Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio anunciou na última semana os livros premiados com o Selo Cátedra 10 – 2023 cujo objetivo é registrar o melhor da produção em literatura infantil e juvenil no Brasil.

Roseana Murray | © Vanessa Koehler
Roseana Murray | © Vanessa Koehler
Em sua oitava edição, o prêmio usa como critérios para sua seleção o texto, ilustração, projeto gráfico, inovação das temáticas, criatividade, tradução de adaptações e o papel da imagem no caso dos livros ilustrados.

Ao todo, 51 obras foram selecionadas e o título Hors Concours foi para a obra Emaranhado (Principis), escrito por Roseana Murray e ilustrado por Silvana de Menezes. Recentemente, Roseana, que conta com diversas obras publicadas pelo público infantil, teve o braço amputado após ter sido atacada por três pitbulls. Ela recebeu alta na última quinta (18) e foi recebida em casa com diversos presentes feitos por seus leitores.

O Selo Cátedra 10 justificou a escolha do título “pela beleza e qualidade de toda a obra literária” da autora.

O Grupo Companhia das Letras teve nove obras contempladas nos selos Companhia das Letrinhas e Pequena Zahar. Entre as selecionadas estão títulos como Domingo (Companhia das Letrinhas), de Marcelo Tolentino; Omo-oba: histórias de princesas e príncipes (Companhia das Letrinhas), de Kiusam de Oliveiras e ilustrado por Ayodê França; A costura (Pequena Zahar), de Isol; e Lá longe (Pequena Zahar), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes.

Editoras como Ciranda na Escola, Peirópolis, Globinho, Piu, Melhoramentos, Livros da Matriz, Massangana, Jujuba, Caixote, Editora do Brasil, Florear Livros, Edelbra, Pallas Mini, FTD, Baião, SM, Maralto, Ôzé e Caraminhoca e Abacatte também tiveram obras contempladas.

A editora Jujuba foi selecionada com as obras Dia de Lua, de Renato Moriconi, que venceu no último mês o BolognaRagazzi Awards, da Feira do Livro Infantil de Bolonha; e Eu primeiro!, de Lúcia Hiratsuka, que ganhou a distinção do Selo.

Nomes conhecidos como Leo Cunha (A caminho de Belém / Ciranda na Escola), João Anzanello Carrascoza (Casa de Penhor / Melhoramentos), Daniel Munduruku (Meu vô Apolinário / Edelbra) e Volnei Canônica (Mergulho / Editora do Brasil), também constam na seleção.

Confira a lista completa das obras contempladas com o Selo Cátedra Unesco 2023 clicando aqui.

[23/04/2024 10:00:00]