Festival nigeriano vence a primeira edição do Aficionado Award
PublishNews, Redação, 14/09/2023
Fundadora do Aké Arts and Book Festival receberá o prêmio na Feira do Livro de Frankfurt, uma das criadoras do prêmio

Evento nigeriano venceu prêmio que será entregue em Frankfurt | © Aké Festival
Evento nigeriano venceu prêmio que será entregue em Frankfurt | © Aké Festival
O festival literário nigeriano Aké Arts and Book Festival, criado por Lola Shoneyin em 2013, é o vencedor da primeira edição do Aficionado Award. "Ao longo da última década, o Aké estabeleceu um senso de comunidade entre os autores participantes e criou importantes conexões com a audiência local em Abeokuta, no estado de Lagos", diz o anúncio do Prêmio, que será entregue na Feira do Livro de Frankfurt no dia 19 de outubro. "Um dos objetivos do festival é promover o letramento, especialmente entre o público mais jovem. Até hoje, o Aké reuniu escritores, artistas, poetas e cineastas de 29 países africanos".

O Aficionado Award é uma cooperação entre seus criadores, a Feira do Livro de Frankfurt, o Salone Internazionale del Libro di Torino e a Aficionado Community, que reúne profissionais do setor. O prêmio busca "conectar, apoiar e encorajar profissionais apaixonados e dedicados na indústria do livro".

A vencedora vai receber o prêmio em um jantar especial na quinta-feira da Feira de Frankfurt (19/10), para a qual terá despesas pagas pelo prêmio. Os outros dois finalistas eram a revista de livros The Passenger e a cooperação internacional Meridian Czernowitz.

Outra missão do Aficionado é "tornar visível o que é bom na indústria do livro para todos que queiram se inspirar e colaborar pelo bem do mercado – aprender, ensinar e dividir; encorajar e estabelecer uma troca de ideias sustentável sobre questões centrais do mercado editorial".

[14/09/2023 10:00:00]