Morre a professora Magda Soares, referência na área da alfabetização
PublishNews, Redação, 03/01/2023
Professora emérita da UFMG e ganhadora e um Prêmio Jabuti, ela tinha 90 anos e lutava contra o câncer

© Manuela Peixoto | Ceale/UFMG
© Manuela Peixoto | Ceale/UFMG
Morreu no domingo (1º), aos 90 anos, a educadora Magda Becker Soares. Referência nos estudos sobre alfabetização e na formação de professores, Magda também foi uma das fundadoras da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Segundo informações da UFMG, seu corpo foi cremado em cerimônia restrita à família. Ela lutava contra graves consequências da metástase de um câncer antigo.

Soares se destacou como uma das difusoras do conceito de letramento, que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades que possibilitam ler e escrever de forma adequada e eficiente, ideia que amplia o conceito de alfabetização. Em 1990 criou o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG e em 2015 foi a primeira educadora a ganhar o mais importante prêmio na área de ciência e tecnologia do país, o Almirante Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq.

Autora de diversas obras, ela venceu o Prêmio Jabuti em 2017 na categoria Educação e pedagogia, pelo livro Alfabetização: a questão dos métodos (Contexto), em que defende que as reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita devem ir além do tipo de método adotado. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamentou sua morte e ressaltou a sua “grande relevância na área da alfabetização no Brasil”.

Nas redes sociais, editores, colegas e amigos também prestaram homenagens à professora. "Magda Soares foi e será sempre referência mundial em sua área e motivo de grande orgulho para a UFMG”, disse a reitora Sandra Goulart Almeida. “O Brasil perdeu sua maior alfabetizadora. Eu perdi uma grande amiga”, escreveu Daniel Pinsky, editor da Labrador e Contexto.

[02/01/2023 16:50:00]