Apresentador Paulo Vieira estreia na Lista de Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Guilherme Sobota, 23/12/2022
Livro 'O dia que a árvore do meu quintal falou comigo' marca também a primeira aparição do selo HarperKids na relação

Paulo Vieira apresenta seu livro na Bienal de São Paulo, em julho | © Bienal de SP
Paulo Vieira apresenta seu livro na Bienal de São Paulo, em julho | © Bienal de SP
O ator e apresentador Paulo Vieira emplacou o livro O dia que a árvore do meu quintal falou comigo (HarperKids) na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (23). O livro aparece liderando a categoria Infantojuvenil e em 6º lugar na Lista Geral. Essa é também a primeira aparição do selo infantil da HarperCollins na lista – a editora tem outras três obras na relação.

Narrado em primeira pessoa, o livro de Paulo Vieira acompanha uma criança que observa o despertar de uma árvore. Disposto a saber mais, o menino conversa com a árvore e entende que ela quer ir para além do seu quintal, conhecer o mundo e se mudar para o Mar Báltico.

Outro livro que aparece pela primeira vez na lista é o mistério A mandíbula de Caim (Intrínseca), de Torquemada. O livro tem uma história curiosa. Escrito em 1934, a trama não é apenas um suspense policial, mas é também um quebra-cabeças literário, porque o leitor precisa identificar seis assassinatos distribuídos em 100 páginas impressas em ordem aleatória. Como explica a editora, existem milhões de combinações possíveis, mas apenas uma é a sequência correta. O livro estreou muito bem, em 5º lugar na Lista Geral.

A escritora americana Colleen Hoover segue dominando o pódio da Lista, no 1º e no 3º lugar, com seus livros da Galera Record, e o clássico de Autoajuda Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, apareceu em 2º lugar nesta semana.

Na categoria Ficção, a DarkSide emplacou o livro Saboroso cadáver, de Augustina Bazterrica. O livro conta a história, segundo a editora, de um vírus que se espalha entre os animais de todo o planeta e torna sua carne mortal aos humanos. Impossibilitados de utilizar os animais para a alimentação, a sociedade regulariza a criação e a reprodução de seres humanos como animais de abate, transformando o mundo num lugar "cinzento, cínico e inóspito".

Em Autoajuda, aparece também pela primeira vez o livro Mapa da coragem (Gente), de Fabiane Maimone, e em Negócios, Os bastidores de um líder (Cultrix), de Julie Zhuo.

A advogada e apresentadora Gabriela Prioli entrou na Lista na categoria Não ficção com o livro Ideologias (Companhia das Letras), em que ela apresenta três ideologias em voga no debate público atual: liberalismo, conservadorismo e socialismo.

Talvez já sentindo efeito das vendas de Natal nas livrarias (a Lista contabilizou os livros vendidos de 12 a 18/12), houve um aumento de 30% no volume de exemplares vendidos em relação à semana anterior, com todas as categorias apresentando variações positivas.

Entre as editoras, o Grupo Companhia das Letras e o Grupo Editorial Record aparecem empatados em 1º lugar, com 15 livros cada um, e Sextante fecha o pódio, com 11.

[23/12/2022 10:50:00]