Maria Helena de Moura Neves, referência em linguística, morre aos 91 anos
PublishNews, Redação, 21/12/2022
Pesquisadora venceu o Prêmio Ester Sabino, honraria conferida a mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento científico no estado paulista, e diversas outras homenagens de instituições de ensino

Maria Helena de Moura Neves em fevereiro de 2022 | © Divulgação /Governo do Estado de SP
Maria Helena de Moura Neves em fevereiro de 2022 | © Divulgação /Governo do Estado de SP
Morreu no último sábado (17) a linguista Maria Helena de Moura Neves, aos 91 anos. Ela era livre-docente e professora emérita pela Universidade Estadual Paulista e atuava no curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Maria Helena era considerada uma das maiores pesquisadoras brasileiras na área da Linguística.

Ao longo da carreira, lançou mais de 20 livros, alguns considerados obras básicas no currículo de escolas e universidades no estudo da Gramática e da Linguística. Entre eles, lançou diversos dicionários da gramática da Língua Portuguesa, como Gramática de usos do português (Editora Unesp), Gramática funcional: interação, discurso e texto (Contexto) e A gramática do Português revelada em textos (Unesp).

Moura Neves venceu o Prêmio Ester Sabino na categoria Pesquisadora Sênior, honraria conferida a mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento científico no estado paulista, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Também recebeu diversas homenagens de instituições de ensino brasileiras e internacionais.

“Eu sempre queria saber por que é que um dia alguém disse ‘vamos fazer uma gramática?’; quer dizer, pensem naquelas sociedades primitivas, ainda em estado primitivo de desenvolvimento tecnológico, científico etc. O que precisaria haver em uma sociedade para alguém achar que iria fazer uma gramática?”, disse ela ao receber o Prêmio Ester Sabino, em fevereiro de 2022.

Em suas aulas, de acordo com a Universidade Mackenzie, Maria Helena de Moura Neves enfatizava sempre a necessidade de se estudar as regras gramaticais em seus usos. Para ela, não seria possível estudar a gramática sem analisar textos, pois ela deveria sempre servir à língua portuguesa e não o contrário. A regra não deveria ser a base de tudo, pois a língua é viva e está sempre em transformação.

[21/12/2022 10:00:00]