Ailton Krenak volta à Lista de Mais Vendidos do PublishNews com 'Futuro Ancestral'
PublishNews, Guilherme Sobota, 16/12/2022
Escritora americana Colleen Hoover e o coach José Roberto Marques fazem os primeiros lugares da lista Geral

Entre as cinco novidades da Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (16), um dos destaques é Futuro ancestral (Companhia das Letras), escrito por Ailton Krenak e organizado por Rita Carelli. O livro é a única estreia da lista na categoria Não Ficção – que viu um crescimento de 15% em relação à semana anterior, no volume de livros vendidos.

Nesta coleção de textos, produzidos entre 2020 e 2021, Krenak provoca o leitor com o seu pensamento definido como insurgente, que demove o senso comum. Diz ele no livro: “Os rios, esses seres que sempre habitaram os mundos em diferentes formas, são quem me sugerem que, se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui”.

A obra foi a terceira mais vendida na 20ª edição da Flip, em novembro. Em 2019, Krenak também ficou entre os mais vendidos da festa literária com Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras).

A escritora americana Colleen Hoover (É assim que começa e É assim que acaba, ambos publicados pela Galera Record) e o coach José Roberto Marques (Leader Coach, editora Buzz) fazem os três primeiros lugares da Lista Geral, respectivamente, que também viu um crescimento de 16% nas vendas da semana.

As categorias Ficção e Infantojuvenil ajudaram a puxar os números para cima. Com um aumento de 24% no volume de livros vendidos entre uma semana e outra, Ficção viu entrar na lista pela primeira vez dois livros: Chainsaw Man Vol. 10 (Panini), de Tatsuki Fujimoto, e a nova edição de A natureza da mordida (Record), de Carla Madeira – segundo romance da escritora, lançado originalmente em 2018.

Na categoria Negócios – que viu um acréscimo de 18% no volume de livros vendidos em uma semana – a Alta Books emplacou o livro Vendedor bonzinho não fica rico, de Thiago Concer. No livro, o autor busca explicar por que alguns profissionais tornam-se bem-sucedidos, enquanto outros, com condições de trabalho semelhantes, nem tanto, e convida o leitor a se reinventar.

Em Autoajuda, a única seção da Lista que teve um pequeno decréscimo no volume de vendas (-4%), também uma novidade: Educar, amar e dar limites: os princípios para criar filhos vitoriosos (Gente), de Paulo Vieira e Sara Braga.

Entre as editoras, quem ficou na liderança desta semana foi o Grupo Editorial Record, com 17 livros nas diferentes categorias, seguido do Grupo Companhia das Letras, com 15, e da Sextante, com dez. Galera Record e Seguinte – os selos de literatura infantojuvenil das duas primeiras editoras – estão empatados, com sete títulos cada um.

O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas. Os números e gráficos aqui apresentados refletem justamente esta soma. Trata-se, portanto, de uma amostra e não do universo da venda de livros no Brasil. Como as livrarias mandam no máximo listas com os 20 livros mais vendidos em cada categoria, as posições finais da lista, a partir do 15º lugar, apresentam uma maior margem de erro. O ranking de editoras é resultado do número de títulos que cada editora ou selo coloca na lista e não reflete a quantidade de livros vendidos.

[16/12/2022 11:30:00]