Efeito Flip: Annie Ernaux volta à Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/12/2022
Quatro livros da autora publicados pela Fósforo apareceram na lista na semana em que a Prêmio Nobel foi a estrela da Festa em Paraty

Annie Ernaux na Flip 2022 | © Flip
Annie Ernaux na Flip 2022 | © Flip
Efeito Flip na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (2): a Prêmio Nobel de Literatura Annie Ernaux voltou à lista com quatro livros, dois deles aparecendo pela primeira vez, O jovem e O acontecimento. Outros dois retornam à lista, O lugar e Os anos. Todos foram publicados no Brasil pela Fósforo e estão na lista de Não ficção. O pódio Geral permanece o mesmo da semana anterior: Colleen Hoover (com É assim que começa e É assim que acaba, Galera Record) e Ilko Minev, Nas pegadas da alemoa (Buzz).

Em O jovem, Annie Ernaux dá conta, em poucas páginas, de uma miríade de temas e afetos ao relembrar o relacionamento que teve, aos 54 anos, com um estudante 30 anos mais novo. Já em O acontecimento, a escritora conta com a ajuda de entradas de seu diário e de memórias para reconstruir seu périplo solitário para realizar um aborto clandestino. “Ao refletir sobre a onipresença da lei e seu imperativo sobre o corpo feminino, Ernaux nos apresenta mais uma face da mescla indissociável do íntimo e do coletivo tão característica de todo o seu percurso literário”, de acordo com a editora.

Outra novidade é a estreia do selo Alt, da Globo Livros, que emplacou o livro Ela fica com a garota, de Rachael Lippincott e Alyson Derrick, na categoria Infantojuvenil – uma história sobre relacionamentos LGBTQIAP+ na juventude.

A categoria Autoajuda também viu três novidades: Vá ser feliz (Gente), de Neder Izaac e Astromar Braga; Escolha o seu difícil (Buzz), de Rick Chesther e O manual do alquimista moderno (Luz da Serra), de May Andrade.

Em Negócios, a Alta Books emplacou dois novos livros na Lista: Perguntar não ofende, de Trey Gowdy, e Positivamente irracional, de Dan Ariely.

Nesta semana, o Grupo Editorial Record ultrapassou o Grupo Companhia das Letras na quantidade de livros na Lista: são 14 da Record contra 13 da Companhia das Letras. A Sextante aparece em terceiro, com nove, a Alta Books em quarto, com seis, e Gente e Intrínseca fecham o Top 5, com cinco livros cada uma.

A Lista também verificou um leve aumento de 3% nas vendas nas livrarias em relação à semana anterior, puxada pelo bom desempenho das áreas de Ficção (+10%) e Não ficção (+7%).

[02/12/2022 09:50:00]