Livro da pedagoga Maya Eigenmann estreia no topo da Lista Nielsen PN
PublishNews, Redação, 19/10/2022
'A raiva não educa. A calma educa.' lidera a categoria de Não ficção do levantamento dos autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país

Maya Eigenmann | © Divulgação
Maya Eigenmann | © Divulgação
A pedagoga e educadora parental Maya Eigenmann é o grande destaque da mais recente Lista Nielsen PublishNews, na categoria Não ficção. Seu novo livro, A raiva não educa. A calma educa. (Astral Cultural) faz sua estreia na apuração ocupando o topo da lista nesse levantamento dos autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país. Os números divulgados agora são referentes ao período de 12 de setembro a 09 de outubro.

Na obra, ela convida o leitor a repensar tudo o que sabe sobre educar crianças, mostrando que esse processo não precisa nem deve ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, considera-se as necessidades e os investimentos da criança, sem deixar de colocar os limites necessários na criação dela. Para Maya, somos nós que precisamos ser reeducados com respeito e amor, para que possamos propagar uma educação saudável às futuras gerações.

Os títulos que seguem abaixo do livro da pedagoga são já veteranos da lista. Em segundo lugar está O poder da cura (Petra), do padre Reginaldo Manzotti; em terceiro, O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira; em quarto lugar, Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro. Todos eles já alcançaram a primeira colocação da categoria da Lista Nielsen mais de uma vez nos últimos três anos.

Já na lista de Ficção, As aventuras de Mike 3: mudando de casa – Edição com brinde, publicado pelo selo Outro Planeta, mantém a liderança pelo segundo período consecutivo. Entre os sete primeiros colocados estão quatro livros desta série que mistura HQ com quadrinhos, criada pelo casal Gabriel Dearo e Manu Digilio. Eles comandam três canais no YouTube que somam mais de 10 milhões de inscritos. A série com o garoto Mike começou em 2019 e já foi publicada em Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e EUA.

O pódio de Ficção é completado por dois dos maiores best-sellers nas últimas temporadas. Em segundo lugar está Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Júnior, seguido por Tudo é rio (Record), de Carla Madeira.

Há novidades em Não ficção. Em 14º lugar aparece Você aguenta ser feliz? (Sextante), o livro sobre transformar a vida para algo melhor escrito a quatro mãos pelo publicitário Nisan Guanaes e pelo psiquiatra Arthur Guerra, que passaram para o papel a relação intensa que tiveram como paciente e médico.

Na 13ª posição está O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro (Zahar), da jornalista Juliana Dal Piva, que esmiúça os negócios mantidos em sigilo pela família do presidente. A última novidade, em 20º lugar, é A construção da maldade (Avis Rara), de Roberto Motta. O autor explica as origens sociais, econômicas e jurídicas da crise de criminalidade no Brasil e particularmente no Rio de Janeiro. Ele estuda profundamente um assunto há anos

.No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras está em primeiro lugar, com dez títulos incluídos nas duas listas, seguido pela Planeta, que tem oito obras relacionadas. Em terceiro lugar, um empate, entre a editora Globo e o Grupo Editorial Record, com três livros.

[19/10/2022 10:00:00]