Publicidade
Publicidade
A utopia da leitura
PublishNews, Paulo Tedesco, 21/07/2022
Em nova coluna, Paulo Tedesco propõe a discussão sobre como a tecnologia e as novas possibilidades de acesso podem ter impactado os 40% de redução do mercado editorial no Brasil

Posso colocar na conta dos estudos envelhecidos a descoberta que me fez ver tudo de outra forma, ainda que numa época distante de bancos escolares e seus acalorados debates teóricos. Acalorados, mas produtivos, por certo.

No sistema econômico em que vivemos, o capitalismo, há a destruição permanente dos meios de produção por outros sistemas produtivos, sempre na busca dos lucros e da velocidade do acúmulo. O que, para mim, finalmente explica por que abandonamos quase por completo o transporte de trens pela opção por rodovias e veículos à combustão.

O curioso é que a chegada massiva do veículo elétrico é o que me fez buscar respostas. Pois, claro está, se houve essa canibalização dos trens pelos automóveis no Brasil, caminhamos para o mesmo fenômeno com os motores. Passamos da combustão para o elétrico, e da compra do veículo em longas prestações para a locação de sua bateria mediante um singelo pagamento por sua estrutura.

E nesse embalo entra o livro. Nossa combalida economia da cultura num país jogado às traças por um governo, ou por governos neoliberais e focados em outros interesses, fez do mundo do livro um caso curioso. Afinal, a exemplo dos carros elétricos, a tecnologia e as novas formas de acesso ao conteúdo vêm canibalizando a leitura e a venda do livro. Provam os quase 40% de queda no mercado, informado aqui mesmo no PublishNews.

Se minha descoberta estiver correta, nosso sistema econômico relegará livros e bibliotecas a museus virtuais, e bateremos cabeça sobre como ler sem energia e sem aparelhos leitores sofisticados. O uso de leitores de segunda mão restará aos países e povos empobrecidos, dependentes das redes digitais e dos computadores dos ricos. E toda nossa cultura, toda a preservação da nossa cultura dependerá de conglomerados financeiros sem pátria nem maiores simpatias por periferias.

É distópico o que escrevo? Sem bases reais? Tomara. O milênio ainda nos aguarda em muitas surpresas. E eu resisto na utopia, mesmo escrevendo sobre seu oposto.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
Escrito por Bruno Gualano e publicado pela Moah! Editora, 'Bel e o admirável escudo invisível' será lançado no sábado (18/05), na Livraria Miúda
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Todos os poetas escrevem poesia ruim. Os poetas ruins as publicam, os poetas bons as queimam.
Umberto Eco
Escritor italiano
(1932 -2016)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar