Versão chinesa de 'Romeu e Julieta' na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 18/04/2022
Chloe Gong, de 23 anos, recria a trama de Shakespeare em 'Prazeres Violentos', onde Roma e Juliette são de gangues rivais, numa trama que inclui até um monstro surgido das profundezas de um rio

Divulgação
Divulgação
Aos 23 anos, Chloe Gong [foto], escritora chinesa nascida na Nova Zelândia, experimenta uma fama mundial que chegou rapidamente. Há dois anos, ela lançou seu primeiro romance, Prazeres Violentos (Alta Novel), que entra nesta semana na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, aparecendo na segunda posição na categoria Ficção, com 1.154 exemplares vendidos.

O livro é uma releitura bem livre de Romeu e Julieta. No lugar das famílias rivais, a autora cria duas gangues em disputa, os Escarlates e os Rosas Brancas. Juliette Cai, aos 18 anos, assume seu posto nos Escarlates, como herdeira dessa organização criminosa. E por trás das ações dos Rosas Brancas está Roma Montagov, primeiro amor de Juliette e, agora, seu inimigo mortal. Para aumentar a violência, há um monstro misterioso no rio da região. Chloe Gong já lançou a continuação da história, Our Violent Ends, que está repetindo em vários países o sucesso da estreia.

Outra estreia da semana em Ficção é uma edição que reúne duas obras do autor britânico George Orwell (1903-1950). O lançamento da Literare Books traz o clássico A revolução dos bichos (1945) e o menos conhecido no Brasil Um pouco de ar, por favor (1939), um livro cômico e ao mesmo tempo pessimista, protagonizado por um vendedor de seguros obcecado pelas lembranças de sua infância no campo. A revolução dos bichos / Um pouco de ar, por favor (livros 2 em 1) entrou na 16ª, posição, vendendo 412 exemplares.

Provando que biografias de empresários bem-sucedidos seguem como um filão atraente aos leitores, Arthur Sendas (Máquina de Livros), de Luciana Medeiros, estreia no sexto lugar da lista de Não Ficção, vendendo 351 cópias. O livro conta como Sendas (1935-2008), a partir de um modesto armazém na Baixada Fluminense, chegou a uma rede de supermercados de imenso faturamento, uma das dez maiores empresas privadas brasileiras entre os anos 1970 e 1990, com capital 100% nacional.

A última estreia da semana está em Infantojuvenil. Ao lado de outros dois livros da série escrita pela inglesa Alice Oseman, Heartstopper: um passo adiante (capa dura) (Seguinte) surge em oitavo lugar na lista, com 456 exemplares vendidos. A relação entre os jovens Charlie e Nick, enfrentando reações preconceituosas, conquista leitores adolescentes em todo o mundo.

Na lista Geral, a liderança continua com Vade Mecum Saraiva 2022 - 33ª Edição (Saraiva Jur), com 2.474 exemplares vendidos. Em segundo lugar aparecer Mulheres que correm com os lobos (Rocco), edição em capa dura, que vendeu 1.879 unidades. Em terceiro, Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 1.610 cópias vendidas.

No total de vendas, a semana registra queda de 7%, depois de outro declínio no período anterior, de 15%. Apenas a categoria Infantojuvenil apresentou um crescimento, de 4%. A maior queda foi de 16%, em Negócios. As outras quedas foram de 10% em Autoajuda, 4% em Ficção e 2% em Não Ficção.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras manteve o primeiro lugar, com15 obras em todas as listas. A Sextante ficou em segundo lugar, com 14. Na terceira posição, um empate entre Citadel Grupo Editorial e Grupo Editorial Record, com nove livros cada.

[18/04/2022 09:00:00]