Publicidade
Fora da lata, mas dentro da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 11/03/2022
Luiz Quinderé, que faz sucesso nacional com as lojas do Brownie do Luiz, estreia na segunda posição entre os livros de Não Ficção com 'Fora da Lata'

Um dos maiores fenômenos do empreendedorismo brasileiro nos últimos anos é a principal estreia na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews desta semana. Fora da Lata (Rocco) aparece na 14ª posição na Lista Geral e, um grande feito, entra em segundo lugar na lista de Não Ficção. Seu autor, Luiz Quinderé, começou a fazer brownies para vender aos 15 anos, com ajuda da empregada da família. Hoje, 16 anos depois, ele é o comandante do Brownie do Luiz, nome de uma rede de lojas próprias em grandes capitais e centenas de pontos de venda pelo país. Seu relato como empreendedor vendeu 1.014 exemplares no último período de apuração da lista do PublishNews.

Outro livro que assume pela primeira vez um lugar na lista é A hipótese da simulação (Citadel), no qual Riswan Virk discute a ideia de que a vida ao redor das pessoas pode ser uma projeção virtual em seus cérebros. É a ideia por trás dos filmes da franquia Matrix tratada a sério. Essa questão que atrai cientistas da computação e fãs de ficção científica vendeu 391 exemplares, que levaram o livro ao nono lugar na lista de Não Ficção.

Na Lista Geral, o líder é Nas pegadas da Alemoa (Buzz), do húngaro radicado no Brasil Ilko Minev, que vendeu 2.731 cópias, seguido pela 33ª edição de Vade Mecum Saraiva 2022 (Saraiva), com 2.588 exemplares. E outra estreia da semana é justamente a versão resumida dessa obra sobre Direito: Vade Mecum Compacto - 24ª edição (Saraiva), na 20ª posição posição na lista de Negócios, com 211 exemplares vendidos.

Outra estreia está na lista de Autoajuda. O mapa da felicidade (nova edição), lançado pela Gente, é trabalho fundamental na obra de Heloísa Capelas, que há décadas ajuda pessoas a promoverem revoluções em seus comportamentos por meio da busca pelo autoconhecimento. O livro teve 405 cópias vendidas. A última novidade na lista desta semana está em Infantojuvenil, onde a escritora americana de fantasia Sarah J. Maas aparece na 6ª posição, com os 535 exemplares vendidos de Cidade da lua crescente: Casa de céu e sopro (Galera Record). É o segundo volume da terceira série de aventura desenvolvida pela autora.

Depois de se manter estável na semana anterior, a lista teve aumento de 5% nas vendas. Sem livros novos entre os 20 mais vendidos, a categoria Ficção puxou o aumento geral, com elevação de 18%. Outro bom desempenho foi na lista de Infantojuvenil, com 15% de aumento. Não Ficção subiu 3%, enquanto Negócios não apresentou variação. A queda se deu em Autoajuda, vendendo 12% a menos do que no levantamento anterior.

No ranking das editoras, o Grupo Companhia das Letras lidera, com 16 livros em todas as listas. Em segundo lugar vem o Grupo Editorial Record, com 12 títulos, seguido da Sextante, com 11.

A livraria Vanguarda, que excepcionalmente não participou do levantamento de vendas da semana passada, volta a integrar a lista de lojas pesquisadas.

[11/03/2022 09:00:00]
Leia também
Sua obra 'A vegetariana' entrou na apuração da lista de Ficção; 'O pobre de direita', de Jessé Souza e 'Brandformance', de Renata Spallicci, também estão entre os destaques da semana
Obra lançada em 2015 entrou para a lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país por conta do filme de mesmo nome, lançado recentemente; outras quatro obras também são novidades
Neste ano, a Livraria da Flip – operada pela Travessa – não conseguiu, sozinha, emplacar nenhum título