As memórias de vida e música de Dave Grohl chegam à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 18/02/2022
Publicada pela Intrínseca, a autobiografia do músico e fundador do Foo Fighters estreou em Não Ficção

Dave Grohl | © Magda Wosinska
Dave Grohl | © Magda Wosinska

Dave Grohl é um homem multitalento. Ex-baterista do Nirvana e fundador do Foo Fighters, é cantor, multi-instrumentista, compositor, ator – ainda em fevereiro estreia o filme Studio 666, protagonizado por ele e sua banda – e também autor.

Em janeiro chegou ao Brasil a sua autobiografia O contador de histórias, lançada por aqui pela Intrínseca. Agora, a obra chega também à Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews ao vender 248 exemplares e alcançar a 17ª posição em Não Ficção.

No livro, o vocalista e guitarrista do Foo Fighters compartilha em um retrato honesto, as memórias da sua vida particular e da sua carreira. Nas mais de 400 páginas, Dave revela casos de backstage, fala sobre encontros com outros astros e compartilha reflexões sobre o ofício de ser músico. Episódios como uma parceria de poucas horas com Iggy Pop e os anos em que foi baterista do Nirvana – banda que, segundo ele, tinha uma “dinâmica disfuncional e esquisita” – também estão na obra.

Além de O contador de histórias, a lista dessa semana deu as boas-vindas a outras quatro obras e três delas estão na categoria Ficção. Uma educação mortal (Alta Novel), de Naomi Novik entrou na 6ª posição; Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba - 23 (Panini), na 16ª; e A biblioteca da meia-noite (Bertrand), de Matt Haig, na 20ª.

A última novidade da semana está em Infantojuvenil. Na 19ª posição, com 243 exemplares vendidos, estreou o segundo volume da série Heartstopper, Minha pessoa favorita (Seguinte), de Alice Oseman. O primeiro volume, Dois garotos, um encontro, também figura na lista na décima posição.

Nessa semana, a lista apresentou um aumento de 8% nas vendas, em relação a semana passada, sendo a categoria de Negócios, a que mais cresceu, com 33%. Infantojuvenil (9%) e Ficção (7%) também ficaram no positivo. Enquanto Não Ficção e Autoajuda apresentaram queda de 8% e 2%, respectivamente.

O bom desempenho da lista de Negócios pode ser explicado pelo líder da Lista Geral dessa semana. A obra Coragem para crescer (Gente Autoridade), de Marcos Freitas, garantiu o primeiro lugar do pódio com 3.007 exemplares vendidos. Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev, ficou em segundo lugar e Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, em terceiro.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras lidera com 16 obras emplacadas nessa semana. O Grupo Editorial Record aparece logo em seguida com 12 e Intrínseca e Sextante dividem a terceira posição com dez obras cada.

[18/02/2022 10:40:00]