Não valeria a pena traduzir todo o estudo, já que há detalhes ali pouco interessantes para o mercado brasileiro, mas o tema dos gêneros merece ser compartilhado. A pesquisa sueca, que é focada apenas no faturamento de livros de interesse geral das editoras afiliadas à SvF, classifica as vendas por gênero e isto traz revelações muito interessantes que resumo aqui, com a ajuda de alguns gráficos. Primeiro, é importante entender como os canais de vendas vem se comportando ao longo dos últimos anos para contextualizarmos os termos abordados aqui. Veja o gráfico abaixo:
É notória no gráfico acima a queda da participação das livrarias físicas, dos distribuidores e dos clubes do livro, enquanto cresce o share das lojas virtuais e dos varejistas digitais (estes seriam basicamente as plataformas de audiolivros e assinaturas). A título de explicação, até 2014 os varejistas digitais eram incluído na categoria de “Outros varejistas”, por isso a linha pontilhada. (Acesse meu artigo De Olho na Suécia (e na Storytel) para saber mais sobre o crescimento do formato áudio no país de Stieg Larsson).Obviamente, as tendências de crescimento e queda dos canais estão diretamente relacionadas às mudanças de suporte pelas quais os livros têm passado. Neste sentido, o gráfico a seguir é bastante interessante:
Como se observa, são explícitos o crescimento da participação dos audiolivros e a queda do share dos livros físicos a partir de 2015. Isto não significa necessariamente que se venda menos livros impressos. Afinal, estamos falando de participações percentuais, ou shares, aqui, e é possível que o crescimento gerado pelo surgimento do formato áudio seja grande o suficiente para compensar possíveis canibalizações. Mas isto é tema para uma outra coluna. Por ora, é mais interessante mostrar aqui como estas tendências dependem do gênero em questão. Ficção, não ficção e infantojuvenil comportam-se de maneiras bem diferentes no que se refere ao crescimento e queda dos diferentes suportes do livro. Vejamos os gráficos de ficção e não ficção abaixo: Nestes gráficos, fica muito claro que enquanto o crescimento da participação dos audiolivros na receita de ficção é bastante acentuado na Suécia, o mesmo não acontece em não ficção que, surpreendentemente, parece não afetada pela questão, pelo menos até agora – é sempre possível que este gênero passe por um efeito retardado, não podemos esquecer. Já o infantojuvenil encontra-se entre os dois extremos e o gráfico pode ser observado no artigo original.Utilizando agora apenas os dados de 2018, temos mais um gráfico onde a diferença de gêneros fica explícita:
Como o gráfico mostra, enquanto cerca de 92% das receitas de não ficção dos editores suecos são provenientes da comercialização de livros físicos, o mesmo não ocorre em ficção, onde os audiolivros digitais já são 36% e os livros físicos respondem por “apenas” 57% das vendas.Um outro gráfico no artigo original mostra que as vendas de livros digitais em 2018 se distribuíram da seguinte forma: 73,4% eram livros de ficção, 14,4% eram títulos infanto-juvenis e apenas 12,2% eram obras de não ficção, enquanto os gêneros se mostraram mais balanceados nas vendas de livros impressos.
Conclui-se, portanto, que enquanto a Suécia é o paraíso da igualdade de gêneros no que se refere à equiparação entre homens e mulheres – “Aqui na Suécia não tem esta história de coisa de menino e menina”, brada meu filho Lorenzo do alto dos seus nove anos e de suas botas lilás –, o mesmo não ocorre entre os gêneros literários. Neste último caso, o gênero faz toda diferença e recebe tratamento diferenciado no mercado sueco de livros. Menos mal, não é?
Resta saber se isto é uma peculiaridade do país de Bergman e de Ibrahimovic ou se vale também para outros mercados.
Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.
Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
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