Publicidade
Nook, agora em cores
Publishnews, Carlo Carrenho, 27/10/2010
Carlo Carrenho fala sobre o Nookcolor, novo lançamento de e-reader da Barnes&Noble.

A Barnes & Noble, maior rede de livrarias dos EUA, anunciou ontem o lançamento de seu e-reader Nookcolor. Como o próprio nome já diz, a grande novidade é a tela colorida do equipamento. Na verdade, trata-se de um tablet de 7 polegadas com sistema operacional Android que será vendido a US$ 249 a partir de 19 de novembro, data oficial de lançamento. O outro e-reader da empresa, o Nook tradicional, lançado cerca de um ano atrás, com uma tela monocromática com e-ink e outra colorida com touchscreen para interface, é vendido atualmente por US$ 149.

A tela do Nookcolor vem com touchscreen o que faz com que o aparelho seja uma espécie de iPad para leitura, sem todos os outros megarrecursos do atual objeto de desejo da Apple. A princípio, o Nookcolor deve rivalizar diretamente com o iPad na leitura de revistas, área em que este último era imbatível. O programa LendMe™, que permite aos usuários de Nook emprestarem gratuitamente livros por até 14 dias a amigos continua valendo no Nookcolor. E, agora, também será possível pedir livros emprestados das bibliotecas de amigos.

O equipamento não possui 3G mas tem WiFi. E é graças à conexão sem fio que a Barnes & Noble está lançando o programa Read In Store™, o qual permitirá que os usuários dos Nooks leiam e-books inteiros nas lojas físicas da rede por até uma hora por dia.

Discussão: Em sua opinião, qual o melhor e-reader do mercado? Responda na área de comentários.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[27/10/2010 13:39:20]
Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Outras colunas
Painel do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos reuniu Ricardo Costa, André Palme, Camila Cabete e Fabio Uehara
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz livro escrito por Nath Araujo e os poemas de Heine traduzidos por Renato Aparecido Rodrigues
'Uma feiticeira extraordinária', de Nath Araujo, uma história de fantasia na qual seres fantásticos e contos de fadas se entrelaçam de um jeito leve, divertido e moderno
Tradutor brasileiro Renato Aparecido Rodrigues reúne, pela primeira vez, uma edição dos poemas de uma das maiores referências do gótico e fantasmagórico da literatura alemã